Metropolitano (40 euros) e Municipal (20 euros) não serão alterados. Jovens até aos 23 anos continuam com passes gratuitos
Os passes Navegante Municipal e Intermunicipal não vão sofrer qualquer aumento de preços em 2026. O título de transporte que permite aos cidadãos a mobilidade nos transportes públicos de um só concelho ou nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), através da Carris Metropolitana, não vai ter alteração no preço pelo sétimo ano consecutivo.
A decisão foi tomada esta quinta- -feira na reunião do Conselho Metropolitano de Lisboa, que decorreu na sede da Área Metropolitana de Lisboa. Os títulos próprios da Carris Metropolitana vão manter os valores deste ano, mas, pelo contrário, os “títulos ocasionais de bordo que virão refletida a Taxa de Atualização Tarifária definida pela AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, de 2,28%”, lê-se em informação enviada a O SETUBALENSE.
Em dados estatísticos a TML refere que, no presente ano, já foram carregados mais de 12 milhões de passes, sendo que em 2024 o valor ultrapassou os 11 milhões – num crescimento de 75% face aos primeiros dados registados, em 2019, ano em que foram carregados 6 milhões de passes.
Por outro lado, tal como assinalado na nota, neste período foi também operada uma reforma “profunda”, já que “antes do Navegante existiam cerca de oito mil tipologias de passes, com uma forte fragmentação territorial”.
Atualmente, existem apenas duas modalidades — navegante municipal e navegante metropolitano — com cobertura total da área metropolitana de Lisboa, “quando anteriormente o passe com maior abrangência geográfica servia apenas 30% do território sem cobrir todos os modos de transporte”.
Por outro lado, o Navegante também possibilita o acesso a parques de estacionamento dissuasores e bicicletas partilhadas.
Os passes Navegante também preveem agora a gratuitidade para jovens até aos 23 anos (inclusive), mesmo que já não sejam estudantes.
O preço do Navegante Metropolitano (válido em toda a Área Metropolitana de Lisboa) é de 40 euros mensais, o Navegante Metropolitano (válido num concelho) custa 30 euros e o Navegante +65, para idosos, custa 20 euros.
Na nota, a TML recorda ainda que o financiamento dos passes Navegante resulta do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), em vigor entre 2019 e 2023, e, desde 2024, do Incentiva + TP. Com Lusa