A mostra “7 Anos de OCTA” vai ficar patente até 27 de Janeiro, na Galeria de Exposições da Biblioteca de Azeitão
Foi com a inauguração de uma exposição sobre a sua história que a OCTA – Orquestra Típica e Cantares de Azeitão celebrou o sétimo aniversário. A mostra “7 Anos de OCTA” vai ficar patente até 27 de Janeiro, na Galeria de Exposições da Biblioteca de Azeitão.
Na cerimónia de aniversário da orquestra, fundada em 14 de Dezembro de 2017, a tesoureira Susana Caetano afirmou que “a OCTA convida todos a explorar a sua história”, salientando que “são sete anos de música tradição e poesia, guiados pelo seu maestro e pelas suas gentes, numa sincera homenagem à cultura e musicalidade” de Azeitão.
A responsável acrescentou ainda que a exposição percorre “um caminho de sete notas musicais e de sete cores”, explorando “a diversidade da jornada da OCTA, onde cada ano corresponde a uma nota musical e a uma das tonalidades que compõem o arco-íris”.
Já director artístico da instituição, o maestro Joaquim Caineta, realçou que o objectivo passa por “cativar mais pessoas” para a orquestra. Os dirigentes da associação aproveitaram a ocasião também para agradecerem à Câmara Municipal de Setúbal e à Junta de Freguesia pela “disponibilização do espaço para a exposição”.
Na cerimónia marcaram presença os presidentes da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, e da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, que acompanharam os membros da orquestra típica e os visitantes no canto das Janeiras, explica a autarquia em nota de Imprensa.
Esta associação cultural e musical sem fins lucrativos tem como principais objectivos, entre outros, “promover o ensino, prática, divulgação, promoção e cooperação da música, em especial da música coral, pela organização e participação em concertos” e “realizar cursos de formação e experiência musical dos seus associados, mediante a constituição em coros um infantil e outro adulto”.