As linhas programáticas dos novos órgãos sociais da escola no Barreiro passam por apoios à família fundamentais para muitas crianças
Paulo Marcolino acabou de ser eleito presidente do conselho executivo da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, no Barreiro. Entretanto, os novos órgãos sociais da associação já deram a saber que vão avançar com um conjunto de linhas programáticas, tendo por base o “sentido de responsabilidade e sentimento de solidariedade”.
Em nota de Imprensa, a nova estrutura assume-se como “unida na defesa dos direitos, interesses, necessidades, objectivos e valores de todos os alunos, do seu bem-estar em tudo quanto diz respeito à educação e ensino”.
E acrescenta Paulo Marcolino ser desejo dos novos órgãos socias “contar com cada mãe, pai e encarregado de educação para ajudar [a estrutura] a percorrer o caminho e continuar a ter um papel activo na comunidade educativa”.
Uma comunidade que envolve “mais de 2 500 alunos”. Ao mesmo tempo, promete “empenho para o e no apoio ao bom funcionamento das oito escolas do agrupamento, colaborando com todos os intervenientes no processo educativo de forma a aumentar as possibilidades de sucesso escolar dos alunos”, diz ainda.
As principais linhas programáticas desenhadas pelos novos órgãos sociais passam pela “promoção de todas as actividades de apoio à família fundamentais para muitas crianças e pais, e cuja responsabilidade está ao cargo da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita”.
Uma segunda medida é “reactivar os clubes de teatro e de artes marciais da escola”, cujas actividades foram “suspensas devido à pandemia”. Pretende ainda, “realizar reuniões com todos os representantes de pais das turmas do agrupamento”, assim como “reunir com todos os parceiros e entidades da comunidade educativa, com principal destaque para a reunião mensal com a direcção do agrupamento.
Outra das missões é “visitar todas as escolas do agrupamento para conhecimento da realidade das mesmas e poder apoiar em medidas concretas”, enquanto uma sexta medida é “promover actividades durante as interrupções lectivas”.
Além da eleição dos órgãos sociais da associação, foram também eleitos os representantes dos Pais e Encarregados de Educação para o Conselho Geral do Agrupamento. Foram eleitos Celeste Felisberto e José Capelo como efectivos e Tânia Pereira como suplente, os quais se irão juntar a Paulo Marcolino e Lígia Pereira já em funções.
Na mesma assembleia foi também apresentado o relatório e contas referente ao mandato anterior, bem como a alteração de estatutos e a eleição de dois sócios honorários: Vasco Belchior e José Rosa no reconhecimento pelo trabalho realizado em prol da associação.