Empresária setubalense Filipa Branco quer colocar Setúbal no top das preferências do turismo nacional e internacional
“Quero vender o produto que é Setúbal, a minha cidade ao País e ao mundo”. Foi com este espírito que Filipa Branco avançou para a abertura da Check-in Station, a mais recente agência de viagens na cidade de Setúbal, em Novembro passado.
“Ninguém pode vender melhor um sítio do que quem aqui nasceu e foi criado”, frisa a empresária. Para ela a pandemia aguçou o engenho. Com quatro anos de experiência no sector considerou ser este o momento para a sua emancipação empresarial. “Sempre fui uma prestadora de serviços toda a minha vida. Chega uma altura em que temos de optar”.
Com uma carteira de clientes vasta, encorajada e desafiada por amigos e familiares, tomou a derradeira decisão. “Depois de ponderar, decidi avançar. No inicio de Outubro de 2020, foquei-me na ideia, comecei a pesquisar nomes e sítios, a estruturar o novo projecto, renovei completamente esta loja e, a 7 de Novembro, como tinha estipulado, tinha a porta aberta”.
Filipa Branco considera que a loja prima pela originalidade, tendo sempre em vista a melhor opção para cada situação que o cliente apresenta. Através da criação de pacotes diferenciados o turista tem a oportunidade de escolher rotas que o levam a visitas a adegas, provas de vinho e aos melhores sabores da gastronomia de Setúbal, por um lado, mas por outro também à exploração da natureza.
Os muitos caminhos e desafios que oferece a Sserra da Arrábida e Rio Sado e, para os mais arrojados, há pacotes “Friends” com escaladas na serra ou snorkeling, entre outras actividades. “Os produtos Setúbal Station são pacotes exclusivos que criei, produtos chave na mão. Incluem tudo o que Setúbal tem para oferecer”, destaca.
Nesta primeira fase irão estar online quatro produtos, mas fica a promessa da empresária setubalense: “quero chegar aos 12!”. Estes pacotes, diz, são produto de um exaustivo e dedicado trabalho de casa. “Na Check-in Station o cliente pode encontrar um espaço onde o principal objectivo é oferecer o melhor ao melhor preço. Podia aproveitar uma oferta daquelas que me vendem os operadores. Seria mais fácil. Com o nosso conceito tenho mais trabalho mas o cliente sai daqui muito mais satisfeito. Por exemplo, para um pacote com Ibiza mais Formentera, posso levar um dia inteiro a elaborar o programa porque vou tentar o hotel mais barato, o voo com o valor mais em conta, dá mais trabalho mas este é o nosso conceito; a aposta num serviço e atendimento personalizado”.
Para esta sua primeira aventura como empresária, Filipa Branco, destaca a importância da Check-in Station estar associada à rede Air met, e ter assegurado parcerias com vários hotéis, restaurantes e operadores turísticos da cidade, que entraram no plano que inicialmente parecia “louco” mas que prevaleceu.
O online é factor primordial, por isso, nesse sentido, a rede Airmet em parceria com algumas das agências associadas onde a Check-in Station está incluída, criou uma plataforma online denominada “Em cantos de Portugal” que estará online a partir do mês de Junho. Nessa plataforma, estarão à venda os produtos Setúbal Station.
O turista estrangeiro é o principal alvo da Check-in Station mas Filipa Branco não descura o mercado interno. “O turista português tem vindo a aumentar, há muita gente, que por mais difícil que possa parecer, não conhece Setúbal. Esse é um mercado a explorar. Também devido à pandemia as pessoas procuram mais a oferta interna. Começa a haver muita procura para as férias, para as escapadinhas. Acho que vamos ter muita procura por parte do turista português”.
Espreitando mais à frente, numa fase tão precoce, Filipa Branco tem uma certeza: “O futuro é a minha dedicação total à Check-in Station, a viagem começa em Setúbal”.