O músico e cantor brasileiro Alceu Valença vai estar em Setúbal, mais precisamente no palco do Fórum Municipal Luísa Todi, no dia 28 de Janeiro, para concerto de apresentação do seu novo disco, chamado “Alceu Valença Solo”.
Como uma carreira de 50 anos, Alceu Valença, um dos maiores nomes da música brasileira em geral e do forró nordestino em particular, vai actuar apenas acompanhado pelo violão.
O percurso do artista começou em 1971 – depois de abandonar a advocacia – com o seu amigo Geraldo Azevedo, numa parceria musical que se prolonga até aos dias de hoje. Com mais de quatro dezenas de álbuns gravados, incluído uma dezena gravada ao vivo, Alceu Valença ficou conhecido em Portugal com o álbum “Cavalo de Pau”, em 1982.
Temas como “Belle de Jour”, “Anunciação”, “Tropicana” ou “Cavalo de Pau” tornaram-se êxitos de tal dimensão que se transformaram em hinos indispensáveis em qualquer concerto do músico, levando multidões ao delírio.
Foi nomeado para os Grammys Latinos, passou pelo mítico Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, e recebeu inúmeros prémios do público e da crítica brasileiros.
Apresentações ao vivo com Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Zé Ramalho, onde apresentam a música nordestina, têm sido uma constante ao longo da sua carreira. Em Portugal, é relativamente frequente, ao passar na baixa de Lisboa, ver Alceu Valença a cantar e a tocar na rua.
Em 2022, aos 75 anos, Alceu Valença surge mais acústico, apenas com o seu violão, mas seguramente com a mesma energia contagiante e os sucessos de sempre.
*Opinião Musical