Museu do Trabalho Michel Giacometti celebra 30 anos com exposição comemorativa

Museu do Trabalho Michel Giacometti celebra 30 anos com exposição comemorativa

Museu do Trabalho Michel Giacometti celebra 30 anos com exposição comemorativa

Mostra revela história do processo de transformação do espaço de fábrica para museu, com ênfase na mudança estrutural do edifício

O Museu do Trabalho Michel Giacometti celebrou três décadas de existência com a inauguração de uma exposição comemorativa da instalação do museu no edifício da antiga fábrica Perienes. A mostra “Da Fábrica ao Museu” revela, entre imagens e documentos, a história do processo de transformação do espaço de fábrica para museu, com ênfase na mudança estrutural do edifício e na componente museográfica. 

- PUB -

A cerimónia de inauguração, que decorreu no passado sábado, teve início com um momento-surpresa criado pelo Serviço Educativo dos Museus Municipais, que conduziu os visitantes por uma viagem pelos 30 anos do museu, com algumas pessoas que que mostraram projectos que fazem parte da história deste equipamento.

Um desses casos foi Florinda Cardoso, que tem 93 anos e trabalhou na fábrica de conservas Perienes “por tostões” até ao seu encerramento, em 1971. A antiga funcionária explicou como era o trabalho de uma operária conserveira, nomeadamente como o pescado era enlatado.

Presente na cerimónia esteve o presidente da Câmara Municipal, André Martins, que salientou a importância das conservas na comunidade setubalense. “Quando vimos a este museu somos sempre chamados à atenção exactamente para o início da sua história, que é a fábrica, são as conservas, é a marca que isso tem na comunidade setubalense ao longo da sua história, tudo o que foi uma vida de luta de gerações”, afirmou o autarca.

- PUB -

O edil deixou também um agradecimento aos que conduziram os visitantes na “viagem” com que teve início a inauguração da exposição, destacando a “dedicação que têm dado ao longo do tempo em prol das histórias e das memórias” ali guardadas. 

No entender do líder municipal essa memória tem de ser transportada porque a vida é feita “de trabalho, de luta, de vivência e de alegrias”, realçando que o dia era “de alegria” porque se comemoravam os 30 anos da instalação do museu na antiga fábrica Perienes.

Esta exposição está patente ao público até 28 de Junho, de terça a sexta-feira entre as 10 e as 18 horas e aos sábados das 14 às 18 horas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não