Mercadona reforça benefícios laborais com mais férias e gratificação extra

Mercadona reforça benefícios laborais com mais férias e gratificação extra

Mercadona reforça benefícios laborais com mais férias e gratificação extra

Funcionários vão passar a ter 29 dias úteis de férias por ano e vão receber no próximo mês de março um prémio que corresponde a um salário mensal

Os trabalhadores da Mercadona, cadeia de supermercados que conta com seis lojas na Península de Setúbal, vão passar a ter 29 dias úteis de férias por ano, mais cinco do que atualmente, após uma decisão do Comité de Direção da empresa. A medida abrange os cerca de 110 mil colaboradores do grupo, incluindo 7.500 em Portugal, e entrará em vigor em 2026 em Portugal e Espanha, ficando consolidada nos anos seguintes.

- PUB -

Num comunicado enviado à redação d’O SETUBALENSE, a empresa explica que o aumento do período de férias representa um investimento anual de 100 milhões de euros e insere-se na evolução do modelo de recursos humanos da Mercadona, baseado na auscultação das equipas e na implementação de propostas que tragam valor. Segundo a empresa, o objetivo é reforçar a qualidade dos postos de trabalho e garantir que os trabalhadores se mantenham comprometidos e satisfeitos.

Além do reforço das férias, a Mercadona vai atribuir, pelo segundo ano consecutivo, uma gratificação extra a todos os trabalhadores. O pagamento está previsto para o próximo mês de março e corresponde a um salário mensal, num valor global de 280 milhões de euros. Este montante acresce ao prémio anual por objetivos, que pode variar entre um ou dois salários mensais, de acordo com o tempo de serviço.

Na mesma nota, a empresa sublinha que esta decisão pretende reconhecer o esforço individual e coletivo das equipas, consideradas um pilar fundamental para os resultados alcançados ao nível da produtividade, eficiência e gestão. As medidas agora anunciadas surgem depois de a Mercadona ter aumentado, em 2025, os salários de 100% dos trabalhadores em 8,5%.

- PUB -

No total, o conjunto destas iniciativas representa um investimento de 380 milhões de euros e reforça o posicionamento da Mercadona, no entender da empresa, como “pioneira” na satisfação dos trabalhadores.

Quanto à região de Setúbal, a nova loja da Mercadona foi inaugurada no concelho de Palmela, no passado mês de outubro, sendo que antes deste o estabelecimento mais recente a ser inaugurado foi no Lavradio, concelho do Barreiro, que teve a sua grande abertura no passado mês de Dezembro. No mês anterior, em Novembro, a marca já havia aberto a loja de Fernão Ferro, concelho do Seixal. A empresa vai, assim, chegar ao do ano de 2025 com seis lojas na região, depois de se ter instalado, em meados de 2022, em Setúbal e no Montijo e de, em 2023, ter iniciado a aposta no concelho do Seixal com a abertura de uma loja em Corroios.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não