A iniciativa é organizada pela livraria social Mercado das Palavras
No próximo dia 9 de Outubro, o Mercado Municipal da Quinta do Conde recebe, entre as 10 e as 13 horas, a primeira edição do FAZ – Festival de Autores Zimbra.
A iniciativa pretende dar a conhecer e promover os autores do concelho de Sesimbra, através de apresentações de obras literárias e dos seus autores, sessões de autógrafos, entrevistas, tertúlias e ciclos de conversa.
De acordo com Patrícia Reis, da livraria social Mercado das Palavras, entidade organizadora do projecto, “a valorização do livro e da criação literária a nível local, a sensibilização e promoção do livro e da leitura, estimulando hábitos e o gosto pela leitura, sem esquecer a promoção da literacia no concelho através da cooperação e colaboração dos seus autores, criando sinergias de diálogo e partilha para e com a comunidade, são alguns dos objectivos”.
Esta iniciativa surge, assim, na linha de actuação da livraria sediada na freguesia da Quinta do Conde desde Abril, que pretende gerar na comunidade hábitos e rotinas de leitura.
A realização do festival conta ainda com a Anime.paf, o Pipa – Projecto de Inclusão pela Arte, a Câmara Municipal de Sesimbra, a Junta de Freguesia da Quinta do Conde, o projecto Família + e Agostinho Roseta como entidades parceiras.
Maratona de leitura juntou 30 contadores de histórias
Na manhã de sábado, contadores de histórias de vários pontos do País reuniram-se no Mercado Municipal da Quinta do Conde para o primeiro encontro de contadores de histórias do concelho.
O evento, denominado “Barrigada de Histórias”, insere-se no projecto CLDS 4G Sesimbra | Família +.
Ainda este mês, nos dias 24 e 25, no mesmo espaço, entre as 10 e as 13 horas, tem lugar a Feira do Livro – Mercadinho das Palavras, com livros para todos os gostos e idades a um valor simbólico, com a presença de Espaço Holístico Mandala da Vida e Livros Didácticos.
Inseridas nesta programação, a 25, a oficina de composição musical começa pelas 10h00 para crianças dos sete aos 14 anos, mediante inscrição, seguida da iniciativa “Conversas com…”, dinamizada por Ana Paula Costa, onde é possível conhecer autores, as respectivas obras e o seu processo de escrita, influências ou inspiração.