Os veículos a gasóleo continuam a ser os mais procurados no mercado dos usados
Os veículos a gasóleo (diesel) são os mais procurados no mercado dos automóveis usados, o qual tem registado um crescimento na oferta que excede a procura. Em Setembro, segundo o Jornal Económico, que cita dados do Standvirtual, a oferta de usados aumentou 22% enquanto a procura cresceu apenas 2%, quando comparadas com igual período do ano transacto. Aumentos registados “em todos os intervalos de idade das matrículas”.
Se recuarmos a Julho último, o aumento da oferta total de usados cifrava-se nos “17%”, mas a procura tinha caído “2%”.
E se a procura recai mais nos veículos movidos a diesel, é pelo lado dos eléctricos que a oferta mais cresce.
De acordo com a análise publicada pelo Jornal Económico relativa a Setembro, “a oferta disparou 91% nos eléctricos e 100% nos eléctricos premium”, para uma procura que aumentou, respectivamente, “30% e 70%”.
Já no que toca aos veículos movidos a combustíveis fósseis, o crescimento da oferta foi de “29%” para os de gasolina e de apenas “8%” para os de gasóleo, sendo que a procura, por ambos, “mostrou estabilidade”.
O diesel, escreve o Jornal Económico, “continua a ser a tipologia mais procurada (58%), seguida pela gasolina (27%)”, com os eléctricos e híbridos a representarem “cerca de 10% da procura e da oferta, em Setembro”.
Os veículos usados mais procurados situam-se numa faixa de preços compreendidos entre os “10 mil e os 25 mil euros”, para a qual a oferta na casa dos “54%” suplanta a procura que ascende a “38%”.
Procura que registou, porém, crescimentos mais significativos “nas categorias acima de 30 mil euros e entre 15 mil e 30 mil euros”. Os aumentos foram de “24% e 18%, respectivamente”.
De resto, em relação à oferta – que cresceu nas três categorias de preços atrás referidas – o aumento foi mais acentuado “nos veículos acima de 30 mil euros”, com uma subida de “36%”.
Quanto à idade dos veículos, ou seja, ao ano de matrícula, as tendências entre a oferta e a procura divergem.
A oferta registou aumentos “em todos os intervalos de idade”, revelando-se mais acentuada “nos carros com até um ano (subida de 29%)”.
Já a procura diminuiu “9% nos veículos com até um ano e 8% nos que têm entre 10 e 15 anos”.
Entre Fevereiro e Junho deste ano, o preço médio dos veículos usados diminuiu 11% para os carros a gasolina e 6,1% para os eléctricos. Isto segundo dados fornecidos ao Jornal Económico pela plataforma de compra e vendas de automóveis da Carmine.pt. Em sentido inverso, os veículos a gasóleo – que são os que têm maior procura no mercado dos usados – sofreram um aumento do preço médio de “0,9%”. Mais significativa foi a subida do preço dos carros híbridos (7,9%), no mesmo período.