Néctares foram distinguidos na 9.ª edição da competição organizado pelo Instituto da Vinha e do Vinho
O Crédito Agrícola distinguiu seis vinhos da Região da Península de Setúbal com Medalha de Ouro na 9.ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola. Esta competição, organizada em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal, realizou-se na Estufa-Fria, em Lisboa. A 9.ª Edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola recebeu um total de 218 vinhos, entre brancos, tintos e espumantes.
Estes néctares foram colocados à prova por 94 produtores nacionais das várias regiões vitivinícolas do país, clientes e associados do Crédito Agrícola. O júri, constituído por enólogos, enófilos e jornalistas especializados, distinguiu durante as provas cegas, que se realizaram a 4 de Novembro, 67 vinhos com a Tambuladeira dos Escanções de Portugal, três com Grande Medalha de Ouro e 64 medalhas de ouro.
Dentro da categoria de vinhos brancos, foram distinguidos dois vinhos da região, o Vinha do Torrão Reserva 2021 e o Dona Ermelinda Reserva 2020, ambos produzidos pela Casa Ermelinda Freitas. Relativamente aos vinhos tintos foram atribuídas três distinções, ao Fontanário de Pegões Vinhas Velhas 2016, da Cooperativa Agrícola Sto. Isidro de Pegões, Casa Ermelinda Freitas Touriga Nacional Reserva 2019, da Casa Ermelinda Freitas e Adega de Pegões Grande Reserva 2017, da Cooperativa Agrícola Sto. Isidro de Pegões.
A cerimónia de entrega das medalhas contou com a presença de Bernardo Gouvêa, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), que é a entidade que certifica o concurso desde a primeira edição, João Mateus, presidente do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) e Licínio Pina, presidente do Grupo Crédito Agrícola. A Península de Setúbal foi ainda distinguida na categoria de vinhos espumantes com o vinho Casa Ermelinda Freitas Espumante Bruto Reserva 2012, da Casa Ermelinda Freitas.