“Maravilha do Sado” recebe investigadores do IPS para acompanhar cultura das ostras

“Maravilha do Sado” recebe investigadores do IPS para acompanhar cultura das ostras

“Maravilha do Sado” recebe investigadores do IPS para acompanhar cultura das ostras

Investigador Nuno Borges vai conduzir a iniciativa e explicar o papel dos probióticos no desenvolvimento das larvas de ostra

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai levar a comunidade escolar a descobrir os segredos do cultivo de ostras numa atividade que vai sair para lá do território do campus. Na tarde de 10 de setembro os estudantes vão poder perceber “como pode a investigação científica tornar a aquacultura mais sustentável”.

- PUB -

A atividade está marcada para as 16h30, e será conduzida pelo investigador e especialista em Microbiologia e Segurança Alimentar em Aquacultura do IPS, Nuno Borges, sendo esta uma antecipação da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) 2025. O barco “Maravilha do Sado” é o local escolhido para o evento.

Segundo explica a nota de Imprensa da instituição de ensino superior politécnico enviada a O SETUBALENSE o investigador “vai revelar o papel dos probióticos no desenvolvimento das larvas de ostra, explicando todo o processo: da produção de microalgas que servem de alimento, à purificação da água e à monitorização do bem-estar das ostras”, uma cultura que é desenvolvida na região.

As inscrições estão a decorrer e podem ser realizadas no portal oficial do Politécnico de Setúbal.

- PUB -

“Estamos a trabalhar na identificação de probióticos, microrganismos benéficos que melhoram o crescimento e aumentam a sobrevivência das larvas de ostra. A sua utilização é fundamental para tornar a aquacultura mais sustentável”, revela o investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente cujo politécnico é unidade regional de investigação.

Ainda durante este mês aguarda-se a realizam-se da Noite Europeia dos Investigadores, que volta a ter lugar na Casa da Baía desta vez a 26 de setembro, e na qual se esperam “experiências, descobertas científicas e partilhas de conhecimentos entre investigadores/as e a comunidade”.

A 4.ª edição, subordinada ao tema “Ciência para os desafios globais: Compreender o passado e caminhar para o futuro”, volta a contar com as parcerias da Câmara Municipal de Setúbal e dos politécnicos de Beja e de Portalegre, sendo que cada um dos institutos tem preparados programas debruçados sobre esta temática.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não