Cerca de 5800 kg de haxixe foram apreendidos entre Alcácer do Sal, Almada, Seixal e Montijo
Alcácer do Sal, Almada, Charneca da Caparica, Belas (Sintra, Lisboa), Corroios, Fernão Ferro, Foros de Amora, Montijo e Sarilhos Grandes. Foram estes os locais onde a PSP apreendeu quase seis mil quilos de droga, naquela que é a considerada a maior apreensão de sempre daquela força policial.
A ação, desenvolvida pelo Comando Metropolitano de Lisboa, através da Divisão de Investigação Criminal, decorreu entre os dias 17 e 20 de outubro, já tinha sido divulgada no domingo, mas só nesta terça-feira foram divulgados novos dados.
Detidos, e em prisão preventiva, estão já sete suspeitos – seis dos quais portugueses e um de nacionalidade estrangeira – indiciados pela prática do crime de tráfico de estupefacientes agravado, associação criminosa e detenção, uso e porte de arma proibida.
Assim, sabe-se que foram apreendidos cerca de 5800 kg de haxixe, a “maior quantidade de droga apreendida pela PSP, com um valor estimado no mercado ilícito superior a vários milhões de euros”, 580 mil euros em dinheiro, 10 viaturas, 21 telemóveis, dois telefones para comunicação por satélite, duas metralhadoras, cinco pistolas, uma caçadeira, um revólver, três armas elétricas, cerca de 500 munições de diversos calibres, duas lanchas rápidas, seis embarcações, 21 motores de alta potência, seis relógios de luxo, cerca de 15 mil litros de gasolina, sistemas de CCTV, painéis solares e, inibidores de comunicações.
A investigação estava a ser desenvolvida há oito meses, sensivelmente desde fevereiro deste ano, sob a direção da 1.ª Secção do DIAP de Lisboa.
“Resulta fortemente indiciado dos factos que desde, pelo menos, abril de 2024, os arguidos integram uma organização que se dedica à aquisição para posterior venda de elevada quantidade de haxixe na zona da Grande Lisboa, utilizando para armazenamento do produto estupefaciente, instalações localizadas em zonas facilitadoras do seu transporte por água”, lê-se numa publicação na rede social Facebook da Polícia de Segurança Pública.