Exposição ‘Postais de Setúbal’ com obras que representam espaços e edifícios icónicos da cidade
A Casa da Baía recebeu o trabalho de António Madureira Pais, que exalta o património construído de Setúbal numa exposição de duas dezenas de aguarelas, que foi inaugurada nesta segunda-feira.
Patente até dia 24 de Novembro, a mostra ‘Postais de Setúbal’ serve de “guia” a uma visita por “espaços e edifícios icónicos da cidade”, como a Praça de Bocage, os Paços do Concelho, o Convento de Jesus, o Museu do Trabalho Michel Giacometti, o Fórum Municipal Luísa Todi, a Casa Bocage, a Casa da Baía, a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, a Casa da Cultura e o Moinho de Maré da Mourisca.
Em nota de Imprensa, a Câmara Municipal de Setúbal explica que a exposição “impulsionou a edição de duas dezenas de postais”, da coleção “Artistas de Setúbal”, onde as aguarelas de António Madureira Pais são “acompanhadas de pequenos textos com informações e curiosidades sobre cada local”.
A mostra ‘Postais de Setúbal’, cuja organização foi da autoria da autarquia setubalense, é de entrada gratuita, podendo esta ser visitada na Casa da Baía todos os dias, entre as 9 e as 19 horas.
Também retratados nas aguarelas de António Madureira Pais estão a entrada do antigo Quartel do 11, a Casa do Turismo, a Casa do Corpo Santo, o edifício do antigo Banco de Portugal, a Mercearia Confiança de Troino, o Forte de Albarquel, a Porta do Sol, a antiga Escola Conde de Ferreira, o Mercado do Livramento e a Asa do Avião.
O artista plástico, nascido em 1961, em Valpaços, tem como “inspiração constante” as gentes e o património da cidade de Setúbal. Em comunicado, o município setubalense esclarece que “desde muito novo” que Madureira Pais desenha e pinta, mas foi já perto dos 40 anos que “encarou os pincéis, os lápis e as tintas com mais seriedade”, sendo nessa altura que passou a mostrar trabalhos em exposições individuais e coletivas, através da utilização da técnica da aguarela.