23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Jovem ucraniano ordenado diácono em Setúbal

Jovem ucraniano ordenado diácono em Setúbal

Jovem ucraniano ordenado diácono em Setúbal

Seminarista Nazar Kruk formou-se no Seminário Maior de São Paulo, em Almada

 

O seminarista Nazar Kruk será neste domingo, 21 de Janeiro, ordenado diácono em Setúbal. A cerimónia, marcada para as 16 horas, na igreja de São Sebastião, decorrerá em rito bizantino, sendo a mesma presidida por D. Petro Loza, Bispo Auxiliar da Diocese Sokal, em Zhovkva, na Ucrânia.

- PUB -

O jovem de 28 anos, formado no Seminário Maior de São Paulo, em Almada, e pertencente à comunidade Greco-Católica Ucraniana, nasceu a 10 de Agosto de 1995 na cidade de Brody, região de Lviv, na Ucrânia.

Nazar Kruk iniciou em 2018 os seus estudos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa. Entre 2019 e 2021 realizou um estágio pastoral na Paróquia de São Sebastião, na cidade de Setúbal, sendo que de 2021 a 2023 exerceu prática pastoral na Paróquia da Quinta do Anjo, Vigararia de Palmela-Sesimbra. Já em Janeiro de 2023 defendeu a sua dissertação de Mestrado em Teologia.

O seminarista Nazar Kruk, desde o início da sua estadia em Portugal, tem dado o apoio pastoral à comunidade dos fiéis da Igreja Greco-Católica Ucraniana, em Setúbal e no Montijo, onde o Padre Ivan Petliak é o pároco.

- PUB -

O jovem de 28 anos fez o ensino básico na sua terra natal, sendo que posteriormente ingressou na Universidade Pedagógica Markiyan Shashkevych, onde se formou em Educação Tecnológica. Foi em 2014 que concluiu os estudos e no mesmo ano entrou para o Seminário Teológico Ivano Frankivsk. Depois de concluir o 3° ano do seminário, em 2017, veio para Portugal, onde continuou os seus estudos no Seminário Maior de São Paulo, em Almada.

O diaconado é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. No caso do seminarista Nakar Kruk, esta ordenação é transitória, tendo em vista a sua posterior ordenação presbiteral, que irá ocorrer em tempo oportuno.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -