Estágios para estudantes, parcerias em estudos e projectos de investigação e bolsas de estudo estão contempladas
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a DXC Technology assinaram, a 31 de Julho, um protocolo de cooperação com o objectivo de promover o “desenvolvimento e aprofundamento de acções de colaboração entre as duas entidades em áreas de interesse mútuo”.
A colaboração inclui diversas iniciativas, tais como a recepção de estudantes do IPS para estágios, entrega de bolsas de estudo, parceria em estudos e projectos de investigação, inovação e empreendedorismo. Além disso, prevê a promoção de actividades formativas e profissionais, como cursos de curta duração, como explica a nota de Imprensa da instituição de ensino superior.
Com a assinatura do documento a DXC começa também a participar na Academia Digital do Politécnico de Setúbal, uma iniciativa financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) através do Smart Open Networks for Development Acceleration (SONDA2026). Este tem em vista melhorar as “competências e promover a requalificação nas áreas tecnológicas e digitais”.
A presidente do IPS, Ângela Lemos, destacou a importância do acordo entre as duas entidades. “A assinatura do protocolo com a DXC vem aprofundar a nossa relação com o tecido empresarial numa área fundamental para o desenvolvimento da região e para a afirmação de uma área científica em franca expansão no IPS, com impacto muito positivo na inserção profissional dos nossos diplomados”.
Manuel Maria Correia, diretor-geral da DXC, também sublinhou a relevância da parceria. “Esta parceria representa um passo significativo para o avanço da inovação tecnológica. Estamos confiantes de que esta colaboração trará benefícios mútuos, impulsionando a pesquisa, o desenvolvimento e a formação de futuros profissionais altamente qualificados na área de tecnologia da informação”.
A DXC Technology é uma empresa que ajuda outros organismos a gerirem sistemas e operações através da modernização de tecnologias de informação, optimização de arquitecturas de dados e assegurando a segurança e escalabilidade em Clouds públicas, privadas e híbridas.
Este protocolo fortalece a conexão entre o mundo académico e o sector empresarial, promovendo a inovação, o desenvolvimento e a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios tecnológicos do futuro.