Alunos visitaram a The Navigator Company e a ATM – Manutenção Total
O Politécnico de Setúbal (IPS) juntou-se à Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET) para, em conjunto, promoverem o “Open Day IPS + AISET” onde a comunidade aproveitou um dia de interligação entre o ensino superior e a indústria.
Além de duas sessões de reflexão em formato de mesa-redonda foi ainda feita uma visita aos centros de investigação e laboratórios da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, tudo isto na quarta-feira. Já na quinta-feira os estudantes visitaram a The Navigator Company e a ATM – Manutenção Total, duas empresas associadas da AISET.
Na sessão de abertura o vice-presidente do politécnico, Carlos Mata, referiu que a instituição tem como missão a “transferência de conhecimento e a qualificação de profissionais para as empresas e organizações da região e do País”. “O IPS diferencia-se pela sua formação prática adaptada ao mercado de trabalho e relação muito aberta e de proximidade com as organizações, o que resulta numa elevada taxa de empregabilidade”, lê-se em nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.
Já Nuno Flores, membro da direção da AISET disse que “a proximidade com a academia, nomeadamente com o IPS, faz parte da nossa responsabilidade enquanto associação empresarial”. Destacou ainda a instituição de ensino superior politécnico como um “parceiro importantíssimo para a atividade económica desta região, sobretudo como grande fonte de capital humano”.
A iniciativa teve como objetivo identificar oportunidades de colaboração nas áreas da inovação/investigação, empregabilidade e desenvolvimento de competências entre os estudantes e a indústria, assim como dar a conhecer a oferta de serviços, infraestruturas e capital humano a cerca de 20 empresas associadas da AISET.