A Câmara do Barreiro, em conjunto com o INOV – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação e a SGL Carbon, consórcio do piloto português, no âmbito do projecto europeu InfraStress, financiado pelo Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação Horizonte 2020, apresentaram publicamente, no último dia 28, os resultados deste plano, durante uma iniciativa que decorreu no Auditório Municipal Augusto Cabrita.
Na altura, foi apresentada a fase final do projecto, com uma demonstração técnica e a projecção do filme “The Day That Shook Barreiro”, que retratou um simulacro de um sismo na SGL Carbon e na Escola Básica n.º1 do Lavradio, realizado em colaboração com o Serviço de Protecção Civil, os Transportes Colectivos do Barreiro, a divisão de Educação, Desporto e Associativismo da autarquia e o Gabinete de Informática e Novas Tecnologias.
Para o vice-presidente do município, João Pintassilgo, o projecto pretende “promover o aumento da resiliência perante um acidente”, tendo exemplificado que, perante um eventual ciberataque, uma destas situações pode “desencadear uma invasão nas infra-estruturas de abastecimento de água, colocando em risco a saúde pública”.
Naquela data, foram também apresentadas as ferramentas desenvolvidas neste âmbito pelo INOV e uma aplicação móvel, que pode ser utilizada em caso de catástrofe e integrada na aplicação ‘Aqui Barreiro’, que possibilitará um socorro mais rápido.
De acordo com a autarquia, entre Junho e Setembro, será ainda apresentada, na fase de finalização, uma dramatização do cenário de um terramoto.
Refira-se que o concelho integra um consórcio de 27 parceiros, entre os quais universidades, institutos de investigação e entidades públicas e privadas de um total de onze países.