Empresa adianta que instalou armadilhas para a vespa asiática junto às colmeias, para capturar aquela espécie invasora sem interferir na vida das abelhas
A empresa energética Iberdrola anunciou esta quarta-feira ter recolhido 300 quilogramas de mel 100% natural produzido nas centrais solares de Algeruz II, em Setúbal, e do Conde, no concelho de Palmela, que vai ser entregue a instituições da região.
Segundo uma nota de Imprensa da Iberdrola, trata-se da primeira recolha de mel produzido nas centrais solares da empresa, em parceria com um apicultor da região, que se insere na estratégia de promover a coexistência das centrais de produção de energia renovável e o meio ambiente.
“A Iberdrola pretende estender esta iniciativa, incluindo medidas específicas de plantações de determinadas espécies de flora nos Projectos de Integração Paisagística das Centrais, para que as mesmas estejam em harmonia com a fauna (abelhas) e permitam também envolver mais parceiros das comunidades locais”, lê-se no comunicado.
A empresa adianta que instalou armadilhas para a vespa asiática junto às colmeias, para capturar aquela espécie invasora sem interferir na vida das abelhas.
A recolha é fruto de uma parceria com João Polido, da Coolbelha, que “uniu o seu know-how à equipa da Iberdrola e que, conjuntamente, identificaram os locais mais adequados para a instalação das colmeias”. O néctar foi recolhido de um total de 30 colmeias. Com Lusa