Um dos textos mais importantes do século passado vai estar no palco do Fórum Luísa Todi num espectáculo pela companhia Teatro Estúdio Fontenova. R.U.R. – Robots Universais Rossum, é um desafio sobre quando as pessoas podem ser dispensáveis
R.U.R. – Robots Universais Rossum é um espectáculo cénico apresentado em estreia nacional na quinta-feira, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, pelo Teatro Estúdio Fontenova.
Baseado na obra com o mesmo nome, da autoria do escritor e jornalista checo Karel Čapek, que, em 1921, inventou a palavra “robot” e nos anos seguintes despertou no imaginário popular a ideia de uma revolta das máquinas.
Em jeito de desafio e reflexão, Karel Čapek descreve um futuro não muito distante, em que os robots fabricados pela firma R.U.R. – Robots Universais Rossum executam todo o trabalho desenvolvido pelos humanos.
O texto, considerado um dos mais importantes escritos da cultura do século XX, e apontado pela crítica como injustamente esquecido, é agora adaptado para o palco pelo Teatro Estúdio Fontenova, numa peça com encenação de José Maria Dias, em cena durante quatro dias no Fórum Luísa Todi.
O elenco conta com os nomes de André Moniz, Cirila Bossuet, Eduardo Dias, Fábio Nóbrega Vaz, Graziela Dias, Hugo Moreira, João Jacinto e Patrícia Paixão.
A 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro, o espetáculo é apresentado às 21h30. A 3 de Novembro a sessão é às 17h00. Os bilhetes, à venda no Fórum Municipal Luísa Todi.
Na sexta-feira, às 17h00, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, é lançada a primeira tradução em português do livro R.U.R., um trabalho de Patrícia Paixão, com posfácio por Manuel Araújo e Raquel Varela.