Iniciativa está patente na colectividade da Baixa da Banheira, no concelho da Moita
A inauguração de uma exposição sobre o centenário do nascimento do General Vasco Gonçalves, no Ginásio Atlético Clube, na Baixa da Banheira, foi encarada pelo seu presidente, Vítor Barata, como uma acção que integra um “conjunto de iniciativas muito variadas” que vão decorrer durante este mês na “emblemática” associação do concelho da Moita.
A mostra apresenta o seu “contributo” para o 25 de Abril e a defesa dos seus valores. Na altura, o responsável destacou o conjunto de iniciativas variadas que ainda vão decorrer naquele espaço, nomeadamente, um debate organizado pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP).
Para o próximo dia 20 está agendado um debate organizado pela Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC), ambos de temáticas específicas, com convívios populares de diferenciada índole, incluindo de jovens.
Diamantino Cabrita, também dirigente do GAC, fez a apresentação do evento, cabendo ao Capitão-de-Fragata Manuel Carvalho, em representação da direcção da Associação Conquistas da Revolução (ACR), que promove esta mostra, a intervenção de fundo. “Para finalizar, neste mundo de guerra, quero aqui afirmar: não à guerra, sim à paz”, destaca.
Pelo punho do militar de Abril, a referida associação deixou a marca da sua participação no Livro de Honra, tendo sido promovida a venda de duas das suas edições, nomeadamente, “100 Cravos para Vasco Gonçalves” e “Quem foi Vasco Gonçalves”.