12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
GATEM recebe nova casa no bairro da Bela Vista

GATEM recebe nova casa no bairro da Bela Vista

GATEM recebe nova casa no bairro da Bela Vista

Autarquia aprovou a cedência de dois imóveis para que cooperativa cultural tenha instalações adequadas

 

A GATEM – Espelho Mágico vai ter uma nova casa no Bairro da Bela Vista, após a Câmara Municipal de Setúbal aprovar a cedência de dois imóveis para que a cooperativa cultural possua instalações adequadas ao “desenvolvimento da sua actividade de teatro”.

- PUB -

A cedência destas duas fracções destinadas a equipamentos que a autarquia possui no número 6 da Rua da Figueira Grande foi feita, de acordo com a proposta apresentada em reunião pública, porque a autarquia “acredita” que esta associação “necessita de instalações adequadas à sua actividade”, de modo a “assegurar a logística indispensável ao funcionamento da cooperativa e à produção dos espectáculos”.

Estas duas fracções, uma com 211 e outra com 274 metros quadrados, são cedidas pelo município a “título gratuito” pelo período de quatro anos. Segundo a proposta camarária já aprovada, o contracto de comodato será sucessivamente renovado por períodos de um ano, excepto se for denunciado por uma das partes, de acordo com a minuta integrante da proposta.

De acordo com o texto aprovado pela vereação em sessão pública, a Câmara Municipal de Setúbal, reconhece o movimento associativo e cooperativo como um “parceiro fundamental no desenvolvimento do concelho”, garantindo que “apoia e colabora” com associações estabelecendo “relações interinstitucionais” que permitem a “optimização de recurso e uma intervenção pertinente e adequada” às necessidades da população”.

- PUB -

A GATEM, Cooperativa Cultural, CRL foi fundada em 2016, sendo que desenvolve actividade sem fins lucrativos. A associação sucedeu ao Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, que foi constituído em 1995, inicialmente sob a forma de associação de jovens inscrita no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ).

A autarquia sadina explica que a cooperativa tem como objectivos “desenvolver e promover o teatro e as actividades relacionadas”, com o intuito de “formar públicos e estimular o conhecimento das artes e culturas”. Actualmente, segundo a proposta aprovada, tem em cena dez produções, com “um elevado número de pessoas” mobilizadas para os “múltiplos trabalhos associados à produção e à representação destes espectáculos”, como refere a proposta aprovada.

No mesmo documento lê-se que ao longo de 28 anos de actividade ininterrupta, a GATEM produziu 41 produções teatrais, em especial “para a infância e para toda a família”, prestando um “relevante contributo na dinamização cultural do concelho de Setúbal”, além de organizar, em parceria com a Câmara Municipal, o Bambolinices – Festival de Teatro e Artes Performativas, que já teve três edições.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -