Finalistas do Politécnico vão acarinhar idosos em situação de isolamento

Finalistas do Politécnico vão acarinhar idosos em situação de isolamento

Finalistas do Politécnico vão acarinhar idosos em situação de isolamento

Projecto abrange 20 utentes da Associação de Solidariedade Social de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra

 

Com o intuito de acompanhar alguns “idosos em situação de isolamento social devido ao contexto de crise sanitária”, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) tomou a iniciativa de desenvolver “um projecto que pretende prestar apoio técnico e emocional” a estes cidadãos. A medida, intitulada de idoSOS – Um dedo de conversa, abrange “20 utentes da Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, com idades entre os 64 e os 89 anos, que ficaram privados da valência de Centro de Dia, encontrando-se sozinhos em casa”, revela a instituição em comunicado.

- PUB -

A iniciativa, que vai funcionar “através de contactos telefónicos semanais ou através das redes sociais”, será conduzida “a partir da próxima semana por estudantes finalistas das licenciaturas em Fisioterapia e Animação e Intervenção Sociocultural”, de forma a conseguirem a “oportunidade de realizar os estágios, previstos no seu percurso de aprendizagem”.

Assim, aos estudantes de Fisioterapia “caberá a tarefa de prevenir o agravamento de situações crónicas através do acompanhamento de actividades que permitam aumentar o gasto energético e diminuir o comportamento sedentário”. Por sua vez, os alunos de Animação e Intervenção Sociocultural devem “encontrar estratégias que permitam reduzir o impacto emocional do isolamento, com a partilha e a reflexão sobre a atualidade e sobre as suas experiências, entre outras temáticas de interesse mútuo”.
“Promover a qualidade de vida através do combate à sensação de isolamento, mantendo a mobilidade e atenuando a ansiedade gerada pelo contexto de pandemia, é o que pretende este projecto”, lê-se na mesma nota.

Para ficarem a conhecer os estudantes com quem vão interagir, “os idosos receberão pastas com fotos e outras informações relevantes”. Está, também, prevista a divulgação de “um inquérito para diagnóstico das rotinas, no sentido de se avaliar o gasto energético diário”. Posteriormente, “ser-lhes-á entregue documentação sobre as actividades propostas”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -