Empresa alocada na região diz desenvolver “projectos-chave” no caminho para “reduzir as emissões”
A fábrica da Coca-Cola Europacific Partners (CCEP), localizada em Azeitão, obteve uma especificação internacional que demonstra zero emissões líquidas de carbono. A verificação foi acreditada pela consultora internacional LRQA, que considera que a empresa tem um plano de acção e de investimento para esta fábrica que lhe “permitirá manter-se neutra em termos de carbono nos próximos anos”.
A CCEP explica, em nota de Imprensa, que tem vindo a desenvolver uma “série de projectos-chave” em Azeitão com o objectivo de “reduzir as emissões de GEE como a utilização de electricidade 100% renovável, a instalação de um parque fotovoltaico com uma área de 21.682 m2, a utilização de empilhadores eléctricos, a alteração do sistema de iluminação, a construção de um novo armazém que facilitará a diminuição de movimentos de camiões para transporte de paletes e consequente redução de pegada de carbono, entre outros projectos”.
Esta conquista é vista pela empresa como um “passo significativo na estratégia da CCEP para reduzir as emissões”, ficando desta forma mais “próxima” da sua ambição global de “alcançar a neutralidade carbónica em toda a cadeia de valor até 2040”. Desta forma a empresa conseguirá alcançar esta meta dez anos antes do prazo obrigatório estabelecido pelo Acordo de Paris, com o “objectivo de limitar a 1.5ºC o aquecimento global”.
Márcio Cruz, director de Relações-Públicas, Comunicação e Sustentabilidade na empresa, reconhece o “papel” da empresa na “luta” contra as alterações climáticas e a “necessidade” de reduzir o impacto ambiental da CCEP. “Esta verificação é um passo muito importante no caminho da sustentabilidade e de cumprimento dos nossos objectivos. Representa o presente e o futuro que estamos a criar, para as pessoas e para o planeta, através de acções concretas com resultados mensuráveis”, considera.
Instalada há 45 anos em Azeitão, a fábrica da CCEP recebeu, em 2020, o prémio Energy Management Insight Award, tornando-se desta forma na primeira empresa portuguesa a ser distinguida com este galardão. A CCEP foi também a primeira empresa da indústria alimentar em Portugal a obter a certificação de gestão de energia – ISO 50001 em 2013 e este ano recebeu a “Zero waste to Landfill” gestão responsável dos resíduos.