Distrito de Setúbal conta 10 feridos ligeiros devido às intempéries

Distrito de Setúbal conta 10 feridos ligeiros devido às intempéries

Distrito de Setúbal conta 10 feridos ligeiros devido às intempéries

Comissão Distrital de Proteção Civil de Setúbal refere ainda que há várias estradas cortadas na região, com destaque para a interdição da estrada de acesso a Porto Brandão

As intempéries dos últimos dias provocaram no distrito de Setúbal 10 feridos ligeiros, desalojados e deslocados em vários municípios e vários cortes de estradas, informou esta sexta-feira a Comissão Distrital de Proteção Civil.

- PUB -

Em comunicado, esta estrutura informa que as principais ocorrências relacionadas com o mau tempo na região, além dos feridos, provocaram também um número não especificado de desalojados e deslocados nos concelhos de Almada, Alcácer do Sal, Barreiro, Palmela, Moita, Montijo, Seixal e Setúbal.

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Setúbal refere ainda que há várias estradas cortadas na região, com destaque para a interdição da estrada de acesso a Porto Brandão, no concelho de Almada.

Nos últimos dias ocorreram deslizamentos de terras que danificaram várias habitações em Porto Brandão, subsistindo o risco de novas derrocadas nas arribas, situação que levou a Câmara Municipal de Almada a ordenar uma evacuação de emergência.

- PUB -

De acordo com o comunicado, a comissão decidiu também interditar a Estrada Nacional (EN) 10-4 em Setúbal, EN251-1 no Montijo, EN378 (Avenida dos Náufragos) em Sesimbra e a EN5 em Palmela, e suprimir a ligação fluvial Porto Brandão-Belém. Também foi suspensa a atividade da Unidade Industrial ETC-Terminais Marítimos, em Almada.

A comissão refere ainda que o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil está ativado em Almada, Seixal, Alcácer do Sal e Grândola, salientando que está em vigor a situação de alerta nos concelhos de Almada, Seixal e Alcácer do Sal.

Para apoiar as populações mais afetadas na região foram criadas Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP) nos municípios de Alcácer do Sal, na Barrosinha, e do Montijo, no Pavilhão Municipal n.º 2.

- PUB -

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Setúbal recomenda à população que evite a circulação junto a linhas de água e o estacionamento de viaturas em zonas inundáveis ou com risco de queda de árvores e estruturas e que se mantenha afastada da orla costeira e zonas ribeirinhas mais vulneráveis a galgamentos.

No comunicado, a comissão lembra ainda que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem um aviso amarelo para vento forte, com rajadas até 100 km/h nas terras altas, e um aviso laranja para agitação marítima forte na costa ocidental, com ondas até 11 metros, e que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alerta para a possibilidade de cheias nas zonas ribeirinhas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não