Sociedade Moitense assinala data de igual forma como inaugurou a monumental em 1950, com toureio a cavalo e a pé. É já amanhã
Foi em 16 de Julho de 1950 que a Sociedade Moitense de Tauromaquia inaugurou a Praça de Toiros Daniel do Nascimento, com uma corrida mista. Volvidos 75 anos, a sociedade proprietária da Monumental da Moita “reedita” o mesmo tipo de espectáculo para assinalar a data. O evento terá lugar já amanhã, a partir das 22 horas, e constitui-se como o momento mais marcante do programa comemorativo de aniversário da emblemática praça.
Quem o diz é Pedro Brito de Sousa, presidente da Sociedade Moitense de Tauromaquia, que destaca a importância do momento.
“Completar 75 anos de actividade taurina, ininterrupta e gloriosa, dá-nos um orgulho imenso, mas também a responsabilidade de comemorarmos a data com a dignidade que merece. Além de outras actividades, o ponto alto será a corrida de toiros, a realizar nesta sexta-feira, uma corrida mista, tal como há 75 anos foi a da inauguração”, afirma.
Na arena da Monumental da Moita vão mostrar-se, amanhã à noite, Luis Rouxinol e Marcos Bastinhas, no toureio a cavalo, e os matadores de toiros António Ferrera e Joaquim Ribeiro “Cuqui”, além dos Forcados Amadores da Moita, que se encontram a comemorar 120 anos de existência. O curro engloba seis imponentes toiros: dois da ganadaria Canas Vigouroux, para lide a cavalo, e quatro da ganadaria Mata-o-Demo, para lide a pé.
O cartel é de “grande interesse”, salienta Pedro Brito de Sousa, ao mesmo tempo que enaltece uma participação em particular. “Não se pode deixar de destacar a presença do matador moitense Joaquim Ribeiro ‘Cuqi’, que nos tem vindo a brindar com sucessivos triunfos na nossa praça.” De resto, a abrilhantar o espectáculo estará ainda a Banda Musical do Rosário.
Além da corrida mista, a Sociedade Moitense de Tauromaquia decidiu assinalar o 75.º aniversário da Praça de Toiros Daniel do Nascimento com a promoção de várias outras actividades, conforme faz notar Brito de Sousa.
“O Conselho de Administração da Sociedade Moitense de Tauromaquia promoveu diversas iniciativas no âmbito das comemorações, como a criação do troféu ‘Daniel do Nascimento’, para distinguir pessoas ou instituições, que se notabilizem na defesa e exaltação da tauromaquia na nossa terra. Foram cunhadas medalhas comemorativas e engarrafado um vinho exclusivo, com o nome da ‘Praça de T’oiros’, e será estreado na corrida de sexta-feira um pasodoble denominado ‘Praça de Toiros da Moita’, que homenageia a sua já longa e brilhante trajectória”, enumera o responsável, a concluir.