19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Coro Setúbal Voz esgota Auditório Bocage em concerto com percussionista brasileiro

Coro Setúbal Voz esgota Auditório Bocage em concerto com percussionista brasileiro

Coro Setúbal Voz esgota Auditório Bocage em concerto com percussionista brasileiro

Espectáculo contou com a presença de André Martins, presidente da edilidade, e de Nuno Costa, presidente da Junta de São Sebastião

 

O Coro Setúbal Voz actuou pela primeira vez no Auditório Bocage, em Setúbal, no passado sábado, num concerto que teve como convidado especial o percussionista brasileiro Japa System.

- PUB -

No espectáculo, esgotado, marcou presença “um público entusiasta, que participou activamente”, entre o qual se destacou André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, e Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião.

Além disso, o repertório foi integralmente preenchido com algumas ‘melodias’ da ópera Carmen de Bizet.

Com o percussionista brasileiro Japa System ao seu lado, o grupo conseguiu assim dar continuidade ao Plano de Actividades da Associação Setúbal Voz para 2022, que tem, entre outras actividades previstas, uma especial ênfase na ópera Carmen e na multiculturalidade.

- PUB -

Para Jorge Salgueiro, director artístico da associação, que contempla também o Ateliê de Ópera de Setúbal e a Companhia de Ópera de Setúbal, “a educação intercultural constitui uma condição estrutural das sociedades multiculturais, uma vez que valoriza o significado da democracia, através da capacidade de convivência construtiva num tecido sociocultural multiforme”.

“Tal opção acarreta não só a aceitação e o respeito por alguém diferente, mas também o reconhecimento da sua identidade cultural, na procura de formas de diálogo, compreensão, colaboração, numa perspectiva de enriquecimento recíproco. A música desempenha um papel fundamental nesse sentido”, acrescentou.

As relações musicais entre a ópera Carmen e outras culturas já vêm sendo apresentadas desde o início do presente ano nos recitais do Ateliê de Ópera de Setúbal. É disso exemplo a participação do músico indiano Niraj Singh em espectáculo realizado em Fevereiro.

- PUB -

Já no presente mês, é tempo de procurar conjugar o jazz com a ópera.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -