Comemorações incluem concertos, conteúdos sobre a história do grupo e outros eventos
Fundado a 25 de Outubro de 1961, por Maria Adelaide Rosado Pinto, directora da Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, e Aurélio Lino da Conceição Fernandes, elemento do antigo Orfeão Cetóbriga, o Coral Luísa Todi completa 60 anos de existência no dia de hoje.
Ao longo dos anos, desenvolveu, de acordo com o seu presidente, Luís Fernandes, “uma intensa e ininterrupta actividade, cheia de momentos artísticos de reconhecido valor, vividos em Portugal e também no estrangeiro”.
No que diz respeito às comemorações desta data importante do grupo coral, Luís Fernandes explica a O SETUBALENSE: “As condicionantes sanitárias que ainda vivemos dificultam que comemoremos, neste 25 de Outubro, com a dignidade que se justifica, os 60 anos de fundação”.
Desta forma, decidiram comemorar este aniversário ao longo do período balizado pelas duas datas que consideram “mais marcantes” na história de vida do coral: a da sua fundação, em 25 de Outubro de 1961, e a do primeiro concerto, a 30 de Julho de 1963.
“Iremos fazê-lo com a realização de concertos e outros eventos que atempadamente irão ser anunciados, havendo ainda a intenção de poder produzir durante este período documentos escritos ou em imagem que atestem as nossas seis décadas de história”, revela.
“Além dos nossos fundadores, o nosso pensamento e agradecimento nesta data vai também para todos os que ao longo de 60 anos, e já serão muitas centenas, nas mais variadas formas, incorporaram este projecto daquela que é sem dúvida uma das mais prestigiadas instituições culturais de Setúbal”.
Nos planos para um futuro próximo está ainda a apresentação da grande produção deste ano, “Coral Luísa Todi convida Nuno Guerreiro”, a estrear em Dezembro, no dia 22, num concerto que será na sua totalidade “em português” e terá lugar no Fórum Municipal Luísa Todi.