15 Maio 2024, Quarta-feira

- PUB -
Círculo Empoderador de Mulheres encerra mês de partilha de identidades culturais

Círculo Empoderador de Mulheres encerra mês de partilha de identidades culturais

Círculo Empoderador de Mulheres encerra mês de partilha de identidades culturais

Programa municipal promove acções infantis, confecção de pratos e jantar, bem como uma comunidade orientada para as mulheres

A cidade de Setúbal já começou e vai continuar a celebrar a interculturalidade através do programa municipal “Maio Diálogo Intercultural” onde estão planeadas várias actividades que pretendem fomentar “os valores, as atitudes e os comportamentos que apelam ao diálogo, à aceitação, à dignidade e ao igual respeito pelas identidades culturais”.

O calendário, que começou com “Curtas, diferenças e liberdades” – mostra de curtas-metragens de animação, na Casa das Imagens Lauro António, ao ensino pré-escolar da EB1 dos Arcos – vai continuar este sábado, com um dia recheado de actividades. A partir das 10 horas a primeira actividade vai repetir-se mas desta vez na Casa do Largo. Aberta a to- do o público, e organizada pela 50 Cuts – Associação Cinematográfica e pelo Instituto das Comunidades Educativas (ICE), em parceria com o município, as inscrições estão abertas através de setubal.territoriointercultural@mun-setubal.pt.

Durante a tarde os eventos são dirigidos aos mais velhos. A partir das 15 horas o Centro de Cidadania Ativa vai ser invadido com variados cheiros e sabores numa oficina que vai confeccionar pratos de várias gastronomias, uma oportunidade para a “partilha de histórias, tradições e receitas de diferentes países”. Os pratos vão depois dar ser servidos num jantar, nessa mesma noite, onde se esperam “actuações de música, dança e poesia e animações diversas proporcionadas por diferentes comunidades culturais residentes no concelho”, como explica a nota de Imprensa da Câmara Municipal de Setúbal.

A acção está sujeita a inscrição que pode ser feita através do contacto telefónico 265547450 ou através do e-mail luciliaferrosantos@cooperativaseies.org.

Para 22 de Maio está marcado um pedipaper subordinado ao tema “Dia’Lugares” onde, com base no livro “Caminhos com História – Memórias dos Bairros dos Pescadores e do Grito do Povo”, se vai descobrir o bairro da Anunciada num percurso que começa pelas 10 horas e contará com vários jogos e actividades.

À entrada desse fim-de-semana (dia 24) a Associação de Moradores do Casal das Figueiras (Casarão) é palco de “Poesia sem Fronteiras”. Entre as 18 horas e as 19h30 promove-se “um encontro de jovens e famílias do bairro e de outros pontos da cidade para a declamação de poemas de autores de diferentes países e em diferentes línguas”. As inscrições podem, mais uma vez, ser feitas através de 265547450 ou pelo endereço luciliaferrosantos@cooperativaseies.org.

Para fechar o programa em grande vai ser lançado o projecto Círculo Empoderador de Mulheres. Com a primeira sessão a ser realizada entre as 19 e as 21 de 29 de Maio, esta tem lugar no Audax Business Hub, no Largo José Afonso. As mulheres são o público-alvo de uma iniciativa que pretende capacitar pessoas de “diferentes origens, culturas e credos para o resgate do seu próprio poder pessoal através do treino do amor próprio e do desenvolvimento de uma consciência sistémica”. As participantes interessadas deverão ligar para o número 964480280 ou enviar um e-mail para harmonizando@gmail.com.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -