Primeira sessão decorreu ontem mas hoje vão ser transmitidas duas películas no cinema do centro comercial Alegro
A Festa do Cinema Francês está a comemorar 25 anos de películas francesas por todo o País e, este ano, o certame chega à região com eventos a marcarem as agendas culturais de Setúbal e Almada.
Na manhã desta terça-feira foi exibido, no Cinema City Setúbal, Príncipes do Deserto (Eric Barbier, 2023). Esta quarta-feira os adeptos do cinema francês podem assistir, no mesmo local pelas 10h30, a Uma Profissão Séria (Thomas Lilti, 2023), uma comédia dramática que mostra “um jovem professor substituto, que depressa se vê confrontado com os desafios da profissão, descobrindo o quanto a paixão pelo ensino permanece viva na frágil instituição” à qual acabou de chegar.
Ainda hoje, pelas 20 horas, vê-se Golpe de Sorte (Hervé Mimran, 2024) onde dois velhos amigos residentes na ilha da Bretanha descobrem que um dos habitantes ganhou a lotaria. “Espertalhões, procuram o vencedor de modo a conquistar a sua confiança, mas ao perceberem que está morto, organizam com a aldeia um golpe para reivindicarem o prémio em seu nome”, lê-se na apresentação enviada à redacção de O SETUBALENSE.
As exibições podem ser assistidas no Cinema City Setúbal com bilhetes entre os 4,95 euros (quartas slim), 6,20 (mais Cinema City), 7 euros (jovem/sénior), e os 7,80 euros (tarifa normal).
Em Almada o programa decorreu de 8 a 12 de Setembro, em várias sessões no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, e contou com exibição dos filmes O Sucessor (Xavier Legrand, 2023), Chá Preto (Abderrahmane Sissako, 2024), Uma Profissão Séria (Thomas Lilti, 2023), Os Novos Vizinhos (André Téchiné, 2024), Golpe de Sorte, e, Iris e Os Homens (Caroline Vignal, 2023).
A Festa do Cinema Francês é uma organização da produtora Jangada, em colaboração da Embaixada de França, do Institut français du Portugal e da rede portuguesa das Alliances Françaises, onde o objectivo é mostrar ao público português algumas das mais recentes produções do País. Este teve início a 3 de Outubro, em Lisboa, e terminará a 30 de Novembro, depois de percorrer dez municípios de Norte a Sul.