19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Casa da Baía recebe amanhã Noite Europeia dos Investigadores

Casa da Baía recebe amanhã Noite Europeia dos Investigadores

Casa da Baía recebe amanhã Noite Europeia dos Investigadores

Ciência e sociedade estão à discussão durante todo o dia em actividades prácticas

 

A Casa da Baía vai receber já amanhã, durante todo o dia, a Noite Europeia dos Investigadores (NEI) que vai dar a oportunidade aos participantes de pensar na ciência através de várias iniciativas como actividades práticas, visitas guiadas, conversas com os investigadores do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), e outras surpresas.

- PUB -

O evento – considerado a maior festa da ciência em Portugal e na Europa –, tem programação desde as 10h30 até às 22h e decorre este ano sobre a temática “Construir Pontes: O Diálogo entre Ciência e Sociedade”.

Cristina Oliveira, professora-adjunta na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTB) do IPS, disse em declarações à Rádio PopularFM que este é um dia que tem actividades direccionadas para todas as faixas etárias, e deixa a todos um convite.

“Vão existir workshops, exposições temáticas de projectos já realizados, vamos convidar as pessoas também a fazerem mini-experiências, a participarem em inquéritos – é um desafio científico que acho que todos temos a ganhar. Gostaria de convidar toda a gente, sejam desde os zero até aos 99 ou mais para virem assistir e participar nesta noite dos investigadores, que se irá prolongar na realidade durante todo o dia, vai haver muitas actividades interessantes e é uma oportunidade para haver aqui um intercâmbio investigador-sociedade, que é sempre útil”.

- PUB -

A docente destaca as camadas mais jovens como as mais interessadas, dada a grande curiosidade por também colocarem muitas perguntas ao longo do evento.

“Naturalmente, as actividades são dimensionadas para a idade dos participantes. A nossa intenção é sempre fazer despertar o interesse para conhecer mais, para ser curioso, para aprender e geralmente as camadas mais jovens são as mais curiosas, as que mais participam com muitas perguntas, com muitas interrogações, isso é óptimo para nós, porque é o que queremos é que façam perguntas”.

Também Ricardo Cláudio, professor-coordenador na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTS) do IPS salienta a importância deste grande dia que permite mostrar, além da portas do politécnico, a investigação que é recorrentemente feita.

- PUB -

“Nós até temos um slogan que é ‘Construir Pontes’ e o objectivo é isso mesmo, construir a ligação entre tudo o que nós estamos a fazer entre portas e que tem pouca visibilidade para o nosso público que acaba por, no futuro, usufruir tudo o que nós estamos a desenvolver e a dar visibilidade à população em geral e perceber o que é que de facto se faz no instituto politécnico, o que é que os professores – que têm uma missão para além de dar aulas – de fazer investigação e dar apoio ao tecido empresarial que nos rodeia”.

“Também dar visibilidade deste trabalho que é feito aqui entre portas connosco e que muitas vezes também envolve os próprios estudantes do IPS nestas actividades de investigação”.

Áreas como a Educação, Saúde e Bem-estar, Sustentabilidade e Tecnologia e Sociedade vão estar em cima da mesa durante todo o dia onde se destacam as visitas guiadas ao Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado (CIRES) ou oficinas sobre questões como “o porquê de ser cientista, o impacto da ciência na vida quotidiana e o que ter à mão em caso de sismo”, detalha o comunicado que o IPS enviou à redacção de O SETUBALENSE.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -