Executivo municipal tomou a decisão por considerar que “não estão reunidas as condições de segurança para realizar o evento”
A edição deste ano da Feira de Agosto em Grândola foi cancelada, pelo segundo ano consecutivo, por não estarem “reunidas as condições de segurança”, devido à pandemia de covid-19, revelou hoje a câmara.
Em comunicado, o município de Grândola explicou que a decisão de cancelar o certame, que costuma receber anualmente “mais de 100 mil visitantes”, foi tomada na mais recente reunião do executivo municipal.
A edição deste ano da feira deveria decorrer entre 26 e 30 de Agosto, mas “não estão reunidas as condições de segurança para realizar aquele que é o maior evento promovido pela autarquia” deste concelho do litoral alentejano.
“O município reitera que, em primeiro lugar, está a salvaguarda dos interesses dos munícipes e de todos aqueles que visitam o concelho”, sublinhou a autarquia, na mesma nota.
A decisão de cancelar o certame, acrescentou, “teve ainda em consideração a utilização do parque de feiras”, onde é realizado, “para o importante processo de administração das vacinas [contra a covid-19], que se prevê que decorra até ao final do Verão”.
De acordo com as regras definidas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), está a ser preparado “um programa de animação de Verão que permita promover a retoma económica e cultural do concelho”, mas “cuja realização estará também condicionada ao evoluir da situação epidemiológica” da covid-19.
Em Maio do ano passado, já em plena pandemia, o município também decidiu cancelar a Feira de Agosto 2020, que estava marcada para os dias 27 de Agosto a 01 de Setembro.
Na altura, a autarquia considerou igualmente não estarem asseguradas as condições sociais, económicas, culturais e de segurança para realizar o evento.
A última Feira de Agosto em Grândola teve lugar em 2019, entre os dias 22 e 26 daquele mês, contando com mais de 400 expositores das mais variadas áreas da economia regional, feira franca, tasquinhas com gastronomia local, uma zona de diversões, mostra de artesanato local e espetáculos musicais, entre outras componentes.
Promovido pela câmara, o evento pretende, anualmente, promover o território e os produtos locais enquanto fatores de desenvolvimento económico deste concelho alentejano.
RRL (HYN) / Lusa