Exposição estará patente naquele equipamento municipal até 4 de Junho
A exposição “Voltar aos passos que foram dados” está patente até 4 de Junho, nas instalações da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita. A mostra itinerante da Fundação José Saramago, concebida no âmbito das comemorações do centenário deste escritor, no final de “Viagem a Portugal”, recorda-nos que “é preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles” e, ao mesmo tempo, “recomeçar a viagem” de cada um.
Com selecção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa, e design da autoria de André Leiria, a exibição faz uma “viagem” pela biografia literária do autor e, deduz-se daí, uma “narrativa que nos leva a encontrar ou reencontrar, em formato expositivo, as obras e o legado cultural e cívico do escritor”, permitindo um contacto de iniciação ou de revisão com a literatura e pensamento do autor.
Recorde-se que esta exposição foi concebida no âmbito de uma parceria daquela Fundação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, destinando-se ao público em geral. O evento insere-se ainda no âmbito das comemorações do 25.º aniversário desta biblioteca, que foi recentemente alvo de obras por parte da autarquia moitense.