Dia Internacional do Idoso. Municípios do distrito têm, regra geral, acções para os seniores ao longo de todo o ano. Mas alguns juntam-lhes programa específico em Outubro
Mais de 23 por cento dos cerca de 900 mil habitantes do distrito de Setúbal têm 65 ou mais anos. Amanhã, 1 de Outubro, comemora-se o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o propósito de sensibilizar as sociedades para a imperiosa necessidade de proteger todos os que cumprem o derradeiro percurso do ciclo da vida.
Os projectos e as actividades promovidas em torno desse objectivo, sobretudo pelas autarquias ao longo de todo o ano, são diversas – as universidades seniores são um dos melhores exemplos –, mas as respostas para aqueles que necessitam de cuidados maiores (por falta de autonomia) continuam a ser escassas e deprimentes (basta atentar no problema das estruturas residenciais para idosos, que ficou destapado como nunca durante o recente período pandémico).
No distrito de Setúbal, Outubro é assinalado como “Mês Sénior” por alguns municípios, todavia, regra geral, todos apresentam uma programação anual dirigida aos mais “velhos”. Só que a data internacional de comemoração da pessoa idosa (1 de Outubro), pelo menos este ano, contará no próprio dia apenas com actividades nos municípios de Barreiro, Palmela, Sines e Odemira – embora este último não faça parte do distrito, integra o Alentejo Litoral.
O Barreiro – a exemplo do que sucede em Almada, Palmela, Montijo e Sines – apresenta um programa, intitulado “MaiorIdade”, de actividades para os seniores ao longo de todo o mês. Mas tem a particularidade de, em parceria com associações locais, assinalar o próprio dia 1 de Outubro.
Para amanhã estão agendadas duas iniciativas: a Biblioteca Municipal do Barreiro acolhe, pelas 10 horas, a iniciativa “O Corpo e a Mente: Conhecer, Sentir, Ouvir, Seguir e Movimentar”, organizada pela ACFRATER e que contará com a participação de representantes da Unidade de Saúde Familiar do Lavradio, da Associação NÓS e do Programa “Mexe com a Idade”; e às 15 horas é inaugurada na StartUp Barreiro a exposição “A Travessia”, que vai estar patente ao público até 25 de Outubro e que é promovida pela Associação NÓS.
Em Palmela, a partir de amanhã e até dia 7, há aulas abertas com actividades gímnicas, dança e natação nas piscinas municipais de Palmela e Pinhal Novo.
Em Sines a programação do “Mês Sénior” inicia-se amanhã com uma caminhada sénior, pelas 9 horas, na Praia Vasco da Gama.
Grândola dá festa no sábado
Em Odemira o 1 de Outubro também é comemorado. O município alentejano promove, entre as 14 e as 19 horas, o “Encontro 65+” no Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio.
“Com vista a destacar e valorizar os cidadãos mais idosos na comunidade e a incentivar a participação da população sénior em actividades do seu interesse, o programa da iniciativa promete uma tarde bastante animada, fomentando momentos de convívio entre todos os participantes, com oficinas de artesanato, a dinamização de um tear comunitário e uma oficina de cante, baile de roda e actuação da Tuna da Universidade Sénior de Odemira (USO)”, salienta a autarquia, em nota de Imprensa.
A iniciativa engloba também a participação de “vários projectos” que são dirigidos ao público sénior do concelho. Disso são exemplo os projectos “Escola de Vida (de Vale de Santiago)” e “Junto Aprendemos (de Vila Nova de Milfontes, com o Grupo de Teatro ‘As Galdeirices’, o Grupo de Cante ‘As Moças da Vila’ e os Ateliers Gerações ‘Dress a Girl Around the World’ e ‘Tricots para recém-nascidos’)”. E ainda os projectos “Universidade Sénior de Odemira e Viver Activo”, bem como com a “ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano com o ‘Projecto Alimentação Saudável no Litoral Alentejano’ e o Agrupamento de Escuteiros 1070 de Odemira”, enumera o município.
Já em Grândola a comemoração do Dia Internacional do Idoso será assinalada com uma festa popular, mas no dia 5 (sábado). A iniciativa vai decorrer no Jardim 1.º de Maio, entre as 15 e as 19 horas, e vai contar com a participação do Grupo de Cantares da Associação de Socorros Mútuos Setubalense, bem como com a actuação do acordeonista Tiago Rodrigues, que proporcionará uma matiné de dança.
Programação Sénior Cinco municípios com um mês repleto de actividades
Barreiro, Montijo, Almada, Palmela e Sines são municípios que apresentam uma programação repleta de actividades dedicadas à população idosa ao longo de Outubro. As propostas são variadas e envolvem projectos que são dinamizados ao longo de todo o ano.
No Barreiro, além das duas actividades previstas para amanhã (ver pág. 10), o programa “MaiorIdade” prossegue na Escola Conde Ferreira no próximo dia 7, pelas 17 horas, com a recepção aos formadores da Universidade da Terceira Idade do Barreiro e o inicio da actividade lectiva. No dia 8, pelas 9 horas, realiza-se uma caminhada, no âmbito do programa “Mexe com a idade”.
A 15 de Outubro, o Auditório Municipal Augusto Cabrita recebe, pelas 14h30, a comédia “Até Parece uma Revista” e para o dia 22 está agendada a sessão formativa “Jogo Patológico e a Epidemia das Raspadinhas”, a ter lugar pelas 10 horas no CDR 31 de Janeiro “Os Celtas”.
No dia 25, o programa barreirense – promovido pelo município em parceria com várias entidades – apresenta, pelas 10h30, uma aula de defesa pessoal na SCR 1 de Agosto Paivense. E no dia seguinte, 26, entre as 14 e as 20 horas, na Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense comemora-se o aniversário do CRIVA com várias actividades dirigidas à terceira idade.
No dia 28, a Escola Conde Ferreira acolhe um dos destaques do programa: a comemoração, pelas 17 horas, do 22.º aniversário da Universidade da Terceira Idade do Barreiro.
Para 29 de Outubro, pelas 10 horas, tem lugar no Auditório Municipal Augusto Cabrita o teatro “Os brincos à Ronaldo e outras histórias”. O programa “MaiorIdade” encerra no dia 30 com a acção “Cancro da Mama – E Se Fosse Comigo?”, a ter lugar pelas 16h30 no auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.
Sines tem mais iniciativas
Sines é o município que mais iniciativas promove ao longo de todo o mês. O programa arranca já amanhã e engloba dezenas de actividades de carácter desportivo e artístico bem como sessões dedicadas à saúde e bem-estar, além de diversos momentos de convívio e aprendizagem, como passeios, pintura, música, teatro, cinema, entre outras. Para se aceder ao programa completo, que é extenso, é necessário, contudo, efectuar uma procura por “Mês Sénior” no campo de pesquisa do site do município.
No Montijo, o Mês Sénior inicia-se na próxima quinta-feira, 3, pelas 15 horas, com as celebrações do 4.º aniversário da Academia Sénior de Sarilhos Grandes, na sede da AMUT.
Para 8 de Outubro, pelas 15 horas, está marcado o espectáculo comemorativo da abertura do ano letivo dos projetos de envelhecimento activo, a realizar-se no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida. A programação prossegue no 14, pelas 10 horas, com uma acção de estimulação cognitiva, numa sessão prática que engloba exercício físico, na Universidade Sénior do Montijo. E no dia 17, a partir das 9h30, é levada a efeito a “Caminhada das Cores” na Praça da República.
Para dia 24 está agendada a Festa Branca, a ter lugar, a partir das 15 horas, nas instalações do Grupo Recreativo Desportivo e Cultural das Craveiras.
Uma acção de esclarecimento sobre a polimedicação é a proposta para dia 29. Vai decorrer, a partir das 15 horas, no auditório da delegação da Junta da União das Freguesias de Atalaia, Alto Estanqueiro-Jardia. O “Mês Sénior” no Montijo termina no dia 30 com nova “Caminhada dos Maiores”, a realizar-se pelas 9h30, na freguesia de Canha.
José Cid em dose dupla para animar seniores do concelho almadense
O município de Almada também se destaca por apresentar uma programação vasta para celebrar a pessoa idosa. As actividades arrancam hoje e estendem-se até 15 de Novembro. Para amanhã está marcada a iniciativa mensal regular “Amigos do Jardim”, que acontece às terças-feiras. A dose dupla de um espectáculo com José Cid, na Faculdade de Ciências e Tecnologia, nos dias 22 e 23, é um dos detaques da programação. Para a próxima quinta-feira está programado, entre outras iniciativas, um baile a ter lugar das 14h30 às 17 horas no Almada Atlético Clube. Cinema, oficias, um fórum sobre demências e workshops são, entre outras, actividades preparadas para celebrar a idade sénior.