Nova pintura apresentar “José Domingos, último calafate de Setúbal e figura muito popular no bairro e em toda a comunidade piscatória”
Em homenagem às ‘gentes do mar’, a União das Freguesias de Setúbal promoveu a pintura de “um imenso mural” na parede lateral de um edifício situado no Bairro dos Pescadores, com a nova pintura a apresentar “José Domingos, último calafate de Setúbal e figura muito popular no bairro e em toda a comunidade piscatória”.
A obra, executada pela Riscas Vadias, representa “uma homenagem da Junta de Freguesia às gentes do mar, através da representação gráfica de um dos seus mais conhecidos e queridos rostos, detentor de uma arte profissional em risco de desaparecimento na indústria naval”, explica a autarquia em nota de Imprensa.
Para a União das Freguesias de Setúbal, “as gentes do mar não são apenas as pessoas que fazem parte da comunidade piscatória, mas [são] todos os setubalenses porque transportam uma herança de profunda e ancestral relação com o rio e com o mar”.
“Foi [essa] a razão de existir desta comunidade humana junto à margem do Sado e o que a manteve, e mantém, ao longo de mais de dois milénios, atraindo e abrigando no seu seio outros povos, outras comunidades e outras culturas”, acrescenta.
De acordo com a autarquia, o novo mural não só “contribui para a qualificação deste bairro de tradições piscatórias”, como também “traduz “a intenção de descentralizar a arte pública por diversos espaços do território”.
“Homenagear as gentes do mar é valorizar no presente a memória colectiva de Setúbal e a sua história, projectando-a no futuro. Foram estes objectivos que uniram em estreita parceria a Junta de Freguesia e a Associação Riscas Vadias”, refere a mesma nota.