23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Autarquia investe mais de 300 mil euros na cultura setubalense

Autarquia investe mais de 300 mil euros na cultura setubalense

Autarquia investe mais de 300 mil euros na cultura setubalense

Colectividades das Marchas Populares recebem apoios municipais, juntamente com quatro companhias de teatro do concelho

 

A Câmara Municipal de Setúbal decidiu reforçar o investimento na cultura da cidade do Sado, aplicando um apoio de 330 mil euros às Marchas Populares e a companhias de teatro setubalenses. As colectividades participantes na edição de 2024 do concurso das Marchas Populares de Setúbal vão receber um apoio global de 116 mil euros, enquanto quatro companhias de teatro do concelho (TAS, Estúdio Fontenova, GATEM e TOMA) contam com um apoio de 214 mil euros.

- PUB -

Foi em reunião pública que a edilidade sadina decidiu repartir, em partes iguais, pelas oito colectividades das marchas, este montante. Desta forma cada uma irá receber 14 mil e 500 euros, tendo como destino contribuir com os “custos associados a execução dos projectos e à eventual necessidade de transporte”.

Esta comparticipação financeira é atribuída ao Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, ao Núcleo Bicross de Setúbal, ao Grupo Desportivo Independente, à União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, ao Clube Recreativo Palhavã, à União Desportiva e Recreativa das Pontes, ao Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” e ao Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, esclarece a autarquia.

 

- PUB -

Teatros do concelho com apoio de 214 mil euros

Na mesma reunião de câmara, a autarquia aprovou a atribuição de 214 mil euros para apoio à actividade anual de quatro companhias de teatro do concelho.

O TAS – Teatro Animação de Setúbal recebe 100 mil euros para apoio à actividade regular, designadamente à “estrutura e actividades complementares, à criação e produção artística, ao serviço educativo nas escolas do concelho e à preparação de um documentário sobre os 50 anos da companhia setubalense”, a celebrar em 2025.

- PUB -

A edilidade explica que este subsídio é entregue mediante um conjunto de contrapartidas, como a “realização de oito animações teatrais integrados em programas municipais e a participação na realização de sessões de espectáculos destinados a crianças do 1.º ciclo do básico”.

Quanto ao Teatro Estúdio Fontenova, recebe um montante de 90 mil euros, sendo 45 mil para a organização do Festival Internacional de Teatro de Setúbal e os restantes 45 mil para “apoio a actividades complementares e à criação e produção artística”. A atribuição deste último apoio compromete o Teatro Estúdio Fontenova a participar no programa do Dia Mundial do Teatro.

Quem também recebe é o GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, que conta com um montante de 14 mil euros, estando a verba destinada a “suportar os custos inerentes” à apresentação de 10 sessões da peça “Magia das Cores” nos jardins de infância do concelho, de uma animação na Feira de Sant’Iago e no Natal em Setúbal, assim como apoiar a realização de pelo menos uma produção integrada na programação anual da companhia.

A autarquia atribui ainda 10 mil à associação cultural TOMA. A dinamização de três sessões teatrais destinadas ao público infantil do concelho e a realização de atividades integradas na programação das comemorações bocagianas são compromissos ao abrigo deste protocolo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -