Actuação de um dos nomes mais marcantes da música portuguesa da última década integrado no Festival “Montepio às vezes o amor”
É, sem qualquer margem para dúvidas, um dos nomes mais marcantes da música em Portugal da última década. Refiro-me à cantora Aurea, que no próximo dia 12, pelas 22 horas, vai actuar ao vivo no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, num concerto intimista, integrado no Festival “Montepio às vezes o amor”.
Fortemente influenciada pela música soul, Aurea, nascida em Santiago do Cacém há 34 anos, editou em 2010 o seu primeiro álbum, com o qual atinge o 1.º lugar do top de vendas e a dupla platina. “Busy (for me)”, o primeiro single, passa massivamente na rádio portuguesa e a cantora é considerada a “Revelação do Ano”.
Já em 2011, dá dezenas de concertos por todo o país, sendo que no final do ano enche o Coliseu de Lisboa para gravar um álbum ao vivo, que veio a ser disco de platina.
Seguem-se várias nomeações para os Globos de Ouro (que venceu na categoria de Melhor Intérprete) e os MTV Music Awards e diversas actuações em Espanha, Hungria, Hong Kong, Vietnam, Brasil e muitos outros países.
Volvido um ano edita “Soul Notes”, álbum no qual é publicado o icónico single “Scratch My Back”, também um sucesso. Surgem inúmeros concertos, dentro e fora de território luso, e é convidada a actuar no Festival Rock in Rio.
O ano de 2015 marca a sua estreia como mentora do programa de talentos “The Voice Portugal”, transmitido na RTP, posição na qual se mantém até hoje. Com “Restart”, álbum gravado em Las Vegas e editado em 2016, Aurea estreou-se no papel de compositora. A canção “I Didn’t Mean It” afirma-se também com enorme sucesso, catapultando a santiaguense para mais uma longa lista de concertos.
A convite de David Fonseca, para o excelente álbum de homenagem a David Bowie, grava “Starman”, no qual participaram também nomes como António Zambujo, Ana Moura e Camané, entre outros.
Estávamos em 2018 quando Aurea lança o álbum “Confessions”, no qual está incluído o tema “Done With You”, com letra e música de Carolina Deslandes. No ano seguinte, junta-se a Marisa Liz para, sob o nome de “Elas”, gravar um icónico álbum, onde encontramos, além de temas da autoria de Tiago Pais Dias, Jorge Cruz, Afonso Cabral e José Mário Branco, duas versões assombrosas de temas imortalizados pelos Ornatos Violeta (o hino “Ouvi Dizer”) e Aretha Franklin (“Natural Woman”).
Já este ano, foi recentemente tornado público que Aurea é uma das concorrentes ao Festival da Canção com o tema “Why?”, que conta com letra da sua autoria e música do maestro Rui Massena. Enquanto a edição deste ano do Festival não chega, Setúbal poderá ver Aurea ao vivo na próxima semana, no palco do Fórum Municipal Luísa Todi.
*Opinião musical