Mostras estão patentes até ao próximo dia 17 e 29, em diferentes locais de equipamento municipal
O Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), no Barreiro, recebe até ao próximo dia 17, nas galerias Amarela e Branca, a exposição de ilustração de Alexandra de Moraes “Eu É Outra” e “Fleeting Carpets and Other Symbiotic Objects”, da autoria de Tiago Rocha Costa, com curadoria de Frederico Vicente.
A primeira, resulta de uma suposta aventura do indivíduo que parte sozinho para longe de forma a ficar por tempo indefinido, no mínimo longo, para se transformar em “um precipício de sentimentos e emoções”, apesar de tais chances serem “invisíveis e estrangeiras”. Diante da façanha, os espectadores “mostram-se optimistas e partilham a mesma opinião alegre, definitiva com uma pitada de vidência material”.
A segunda mostra é uma expedição a lugares ficcionados em que o autor nos conduz à génese das coisas, apresentando um conjunto de objectos e composições efémeras que “procuram questionar as noções de coexistência e de alteridade, tal como surgem associadas ao impulso humano para cultivar ou anular certos aspectos do mundo natural”.
Até dia 29, na Galeria Azul do AMAC, no piso zero, está ainda patente uma outra mostra de ilustração, da autoria de Fatinha Ramos, natural de Aveiro. “EM MIM” é uma retrospectiva de desenhos editoriais para livros infantis e projectos pessoais, numa “viagem a um universo mágico, com histórias únicas contadas através de ilustrações de cores vivas e texturas singulares”, que nos remetem para temáticas tão diversas tais como o aquecimento global, sexismo e racismo.