Encontro assinala 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança. Vai juntar professores, educadores, técnicos de vários municípios da região, nas áreas do ensino e serviços educativos, pais, encarregados de educação e agentes regionais do sector
O Auditório Municipal de Alcácer do Sal vai receber, no dia 26 de Novembro, entre as 9h00 e as 17h00, o “Encontro Uma Região, Um Projecto… Educar na Comunidade!”, promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).
A iniciativa é dirigida a toda a comunidade educativa – professores, educadores, técnicos municipais das áreas do ensino e serviços educativos, pais, encarregados de educação e agentes regionais do sector –, com o objectivo de motivar um espaço de partilha sobre a função educativa, enquanto processo social humanizante.
“Aprofundar o conhecimento dos projectos educativos municipais e intermunicipais pela comunidade educativa, valorizar os projectos educativos municipais e intermunicipais, enquanto projectos de contexto, propiciadores de condições de promoção do sucesso educativo e contribuir para a construção da identidade regional, no plano educativo, cultural e social são os motivos que levaram a AMRS e os seus municípios associados a promover este encontro”, esclarece a AMRS, em nota de Imprensa.
O evento insere-se no programa regional de Comemorações do 30.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança que a AMRS tem desenvolvido ao longo do ano deste ano, adianta a mesma entidade, reforçando: “’O Encontro Uma Região, Um Projecto… Educar na Comunidade!’ assinala a data em que, há 30 anos, foi adoptada pela Assembleia Geral nas Nações Unidas a Convenção sobre os Direitos da Criança, em 20 de Novembro de 1989, e ratificada por Portugal, em 12 de Setembro de 1990, através da Resolução da Assembleia da República n.º 20/90”.
Cinco painéis de debate sobre várias temáticas
A sessão de abertura, agendada para as 9h30, vai contar com as intervenções de Sofia Martins, secretária-geral da AMRS, Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, e Rui Garcia, presidente do Conselho Directivo da AMRS, que preside também à autarquia da Moita.
Segue-se a realização da conferência subordinada ao tema “Educação Factro de Emancipação”, que apresentará como oradores Manuel Pires da Rocha, professor de violino no Conservatório de Música de Coimbra e músico, e João Pinhal, professor auxiliar aposentado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e presidente da direcção da AFIRSE. A moderação estará a cargo de Vanessa Silva, da AMRS.
Depois haverá um debate que antecederá a entrada no primeiro de cinco painéis de discussão, sobre temáticas como “estratégia e planeamento”, “tempos livres e desporto”, “educar para a cidadania”, “bibliotecas e património” e “educar pela arte”.
Estes painéis vão contar com a participação de elementos ligados às autarquias de Setúbal (o vereador Carlos Rabaçal integrará o terceiro painel), Alcochete, Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Montijo, Palmela, Almada, Moita e Barreiro.
Os interessados em participar na iniciativa já têm disponíveis ‘online’ a ficha de inscrição e o programa do encontro em www.amrs.pt.