Mais de meio milhar de pessoas, de vários países, submeteram obras a concurso, obrigando ao adiamento da divulgação
O anúncio do vencedor do XVII Prémio Nacional de Poesia Sebastião está marcado para 1 de Abril. Inicialmente o calendário apontava o dia de amanhã como data de anúncio dos vencedores, mas devido ao elevado número de obras submetidas e em apreciação pelo júri, motivou-se o reagendamento da divulgação nos meios de comunicação institucional do município setubalense e da Junta de Freguesia de Azeitão para o primeiro dia do próximo mês de Abril.
Quanto à cerimónia de entrega do prémio e à apresentação da obra vencedora, a mesma está marcada para 10 de Abril, dia em que se comemora o centenário do nascimento de Sebastião da Gama.
Provenientes de todo o mundo, foram mais de meio milhar as pessoas que submeteram obras literárias a concurso na 17.ª edição do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama. Esta edição do concurso, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Junta de Freguesia de Azeitão em parceria com a Associação Cultural Sebastião da Gama, torna-se desta forma na mais participada de sempre.
A apresentação de candidaturas terminou a 30 de Setembro, sendo que durante este prazo foram submetidas 559 obras poéticas “originais, inéditas, redigidas em língua portuguesa e assinadas com pseudónimo”. O município esclarece que a maioria dos textos apresentados é proveniente de Portugal, Brasil e Moçambique.
As 559 obras que submeteram as candidaturas vão agora ser analisadas por um júri, que pode seleccionar uma obra vencedora. Ao autor vencedor será atribuído um prémio com o valor de 1500 euros e a publicação de 50 exemplares da obra, sendo que o júri pode ainda sugerir até duas menções honrosas.
Em nota de Imprensa, a autarquia sadina explica que esta distinção se destina a “acrescentar mais reconhecimento internacional” à obra de Sebastião da Gama, atribuindo um prémio a um autor português ou estrangeiro com mais de 18 anos.
A edilidade esclarece ainda que, com esta iniciativa, de periodicidade bianual, pretende “promover a criatividade na área da literatura, principalmente a poesia, e divulgar a obra do poeta e pedagogo natural de Azeitão, concelho de Setúbal”.