Anabela Coelho vence Prémio de Poesia Sebastião da Gama

Anabela Coelho vence Prémio de Poesia Sebastião da Gama

Anabela Coelho vence Prémio de Poesia Sebastião da Gama

A obra “Distância de Mim para Mim”, escrita por Anabela Coelho e assinada sob o pseudónimo Luísa Vasconcelos, foi a vencedora da 16.ª edição do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, tendo a autora sido distinguida com um prémio monetário no valor de 1 500 euros e com a publicação do seu trabalho numa tiragem de 250 exemplares.

Para o júri, o trabalho de Anabela Monteiro Coelho Pina, natural de Coimbra, “reúne um conjunto de versos simples e diversificados, muito intuitivos e sentidos, desvendando uma panóplia de gostos por pessoas, lugares e coisas que preenchem o universo da autora e revelam percursos quotidianos, constituindo também um trabalho na senda de possíveis interrogações escondidas”, revela a Associação Cultural Sebastião da Gama, responsável pela organização da iniciativa, em comunicado.

- PUB -

Além desta conquista, Anabela Coelho, no seu percurso de escrita, “foi já vencedora do Prémio Literário Irene Lisboa, na 8.ª edição em 2018, com o conto “O Espanta-Pardais e a Boneca de Trapos”, depois de ter tido Menção Honrosa na edição anterior do mesmo certame”.

O Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, “patrocinado pela Junta de Freguesia de Azeitão”, foi criado em 1988 “pelas Juntas de Freguesia de São Lourenço e de São Simão” e organizado anualmente até 1993. “A partir daí passou a ser um concurso bienal até à sua 10.ª edição, tendo depois sofrido uma interrupção. Foi retomado em 2007, ano em que foi criada a parceria com a Associação Cultural Sebastião da Gama, e teve em 2020 a sua 16.ª realização”.

“O primeiro trabalho vencedor, em 1988, foi a obra “Água das Pedras”, assinado pelo pseudónimo Maria Helena Salgado, correspondendo à autora Maria do Rosário Pedreira, escritora reconhecida”, revela a mesma nota.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -