Aumento da oferta do horário de transporte ferroviário entre Lisboa e Setúbal através da Ponte 25 de abril foi anunciado em Novembro pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) pediu informações à Fertagus sobre a insatisfação dos passageiros com os novos horários dos comboios, que passaram a circular de 20 em 20 minutos entre Setúbal e Lisboa.
“A AMT solicitou informações sobre quais as medidas concretas que foram adotadas pela Fertagus para mitigar esta situação, designadamente ao nível da comunicação e informação prestada aos passageiros, bem como medidas que estejam a ser equacionadas para assegurar a adequação da oferta à procura em condições de segurança e qualidade”, lê-se num comunicado divulgado esta quarta-feira pela empresa.
O pedido de informação urgente da AMT surge na sequência de protestos dos utentes, nas redes sociais e em alertas dirigidos à Câmara de Almada, que acusam a empresa de estar a disponibilizar comboios com um número insuficiente de carruagens desde o passado mês de Dezembro, quando os comboios passaram a circular de 20 em 20 minutos entre as duas margens do Tejo.
“Recepcionados os esclarecimentos por parte da Fertagus, referentes, designadamente, à reformulação da oferta, a AMT analisará a informação prestada e, caso se justifique, agirá em conformidade no sentido de assegurar o cumprimento contratual e garantir os direitos dos passageiros”, lê-se no comunicado.
A AMT salienta, no entanto, que, “de acordo com a Fertagus, é disponibilizada informação aos clientes, pelos canais digitais da empresa e nos suportes físicos nas estações, da nova oferta e distribuição de comboios simples [de quatro carruagens] e duplos [oito carruagens], bem como sobre os níveis de ocupação que os comboios apresentam em cada horário”.
Os passageiros da Fertagus alegam que, desde Dezembro, quando entraram em vigor os novos horários, os comboios que partem de Setúbal enchem rapidamente, deixando passageiros de fora, particularmente na estação do Pragal, no concelho de Almada.
Até Dezembro, a circulação de comboios da Fertagus entre as estações de Setúbal e de Lisboa (Roma-Areeiro) era feita de 30 em 30 minutos nos dias úteis e de 60 em 60 minutos aos sábados, domingos e feriados.
O aumento da oferta do horário de transporte ferroviário entre Lisboa e Setúbal através da Ponte 25 de abril foi anunciado em Novembro pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação, no âmbito do alargamento do contrato de concessão da Fertagus por seis anos e meio, até 31 Março de 2031.