Mostra sobre transporte rodoviário recebeu 800 desenhos oriundos de escolas de todo o país
Rafaela Filipa, aluna da Escola Básica 2,3 da Quinta da Lomba, na freguesia de Santo André, foi uma das vencedoras do 1.º Concurso Nacional de Desenho sobre Transporte Ferroviário, representando actualmente o concelho barreirense numa exposição que está patente no Museu Ferroviário Nacional, no Entroncamento.
A primeira edição da iniciativa, destinada a estudantes do 2.º e 3.º ciclos de todos os estabelecimentos de ensino do país, teve por objectivo “divulgar e promover o transporte e o património histórico ferroviário junto dos mais jovens”, tendo sido recebidos um total de oito centenas de desenhos, oriundos de 82 escolas de norte a sul de Portugal.
Naquele local, encontram-se agora expostos os 45 trabalhos mais bem pontuados, numa “viagem criativa em torno da Ferrovia Nacional”, no âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, assinalado no ano passado. Recorde-se que o comboio continua a ser um dos meios de transporte mais sustentáveis e seguros, desempenhando “um papel crucial no futuro sistema europeu de mobilidade”.
Foi por ser “respeitador do ambiente e eficiente do ponto de vista energético”, continuando a reduzir desde o início da década de 90 as emissões de CO2 e a aumentar o número de transporte e de mercadorias, que a Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF), a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Comboios de Portugal, em parceria com a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), decidiram unir-se em torno do desafio em criar este evento para os jovens alunos.