22 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Alegro Setúbal é pioneiro na inclusão com projecto “Hora Silenciosa”

Alegro Setúbal é pioneiro na inclusão com projecto “Hora Silenciosa”

Alegro Setúbal é pioneiro na inclusão com projecto “Hora Silenciosa”

Projecto quer “ambiente tranquilo e acolhedor” para receber pessoas com perturbações do espectro do autismo

 

O Alegro Setúbal arranca este mês com a implementação do projecto “Hora Silenciosa”, uma acção que tem como objectivo “proporcionar um ambiente tranquilo e acolhedor” para receber pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Esta iniciativa, que começa a 28 de Janeiro, irá acontecer no último domingo de cada mês, durante a primeira hora de funcionamento, das 10 às 11 horas, com o centro comercial a ter diversas iniciativas para “permitir uma visita mais tranquila”.

- PUB -

Este projecto foi criado como resultado da proximidade do Alegro Setúbal com a comunidade, que, “através da escuta activa” do território entendeu a “necessidade de criar um ambiente mais acolhedor para pessoas com PEA e as suas famílias”, explica o estabelecimento em nota de Imprensa, acrescentando que com ajuda da Associação Portuguesa para as perturbações do desenvolvimento e Autismo (APPDA) de Setúbal, o centro promoveu, numa primeira fase, uma “série de iniciativas para a sensibilização de colaboradores”, através de um “guia de boas práticas e informações sobre o assunto”, com o intuito que, na fase de arranque, todos estejam “capacitados para proporcionar uma abordagem acolhedora”.

Em comunicado, o Alegro esclarece que esta iniciativa com a parceria da APPDA de Setúbal tem como principal objectivo “promover a inclusão social e contribuir para uma maior consciencialização da população” sobre esta condição, enquanto “proporciona um ambiente inclusivo a todos e permite uma maior integração das pessoas com PEA na vida quotidiana”.

Carmen Cristino, vice-presidente da APPDA Setúbal, mostra-se “muito satisfeita” pela implementação do projecto. “Numa sociedade onde existem ainda muitos obstáculos, estamos muito satisfeitos pela implementação deste projecto conjunto, que vai facilitar não só o conforto e acesso de muitas famílias, bem como funcionar como pilar pedagógico para esta realidade”, refere.

- PUB -

Já Miguel Lopes, territory manager do Alegro Setúbal, esclarece que a implementação da “Hora Silenciosa” no Alegro Setúbal reforça o “compromisso em acolher a diversidade”, criando um impacto positivo” na comunidade.

“Os centros comerciais são cada vez mais espaços de uso misto para compras, serviços e lazer e queremos, com esta iniciativa, alargar a nossa missão social e democratizar o acesso a todos. Acreditamos que ao trabalharmos juntos para criar ambientes mais inclusivos, estamos a eliminar barreiras e a promover uma sociedade onde todos têm a oportunidade de participar plenamente, independentemente das suas características individuais”, aponta.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -