Actuações acontecem amanhã, na sexta e no próximo sábado
O duo Mondrag, constituído pela máquina rock n’roll dos irmãos Camille & Colin Goellaen Dudivier, atua na tarde do feriado desta quinta-feira, pelas 17 horas, na Associação de Desenvolvimento de Artes e Ofícios (ADAO), depois de brindar Portugal e Espanha com algumas das suas primeiras apresentações ao vivo.
O singular duo de Rennes faz heavy, prog e psych sem guitarras, numa “parede de som e descarga de energia dividida somente entre teclados, bateria e vozes”, que resulta em poderosas performances que nos fazem recuar ao final da década de 60. A banda deu-se a conhecer em 2019 e, nessa altura, gravou a sessão KEXP e editou o seu EP de estreia, que os levou a palcos como o Festival Trans Musicales.
Sexta-feira, a partir das 22 horas, aquele espaço vai acolher ainda a Noite da Saliva Diva, com as actuações de Ana Lua Caiano, que explora a fusão musical através da junção da música tradicional portuguesa com a música electrónica e os “sons do dia-a-dia”. Na bagagem a artista vai trazer consigo o seu álbum de estreia “Cheguei Tarde A Ontem”, lançado no passado mês de Setembro.
A esta vão juntar-se ainda, na mesma noite, os Palankalama, que vão levar ao Barreiro “uma mensagem empática que atravessa ritmos e tradições, como se as fronteiras fossem invenções bárbaras dos caceteiros de antanho”.
A secção rítmica abre caminho e o cavaquinho pega na mão da guitarra jazzística “para que não se perca na estrada azul” entre o Porto e Nova Orleães, num verdadeiro “safari musical”. A noite do próximo sábado é dedicada também, pelas 22 horas, a um concerto dos “The Soaked Lamb”, com uma contribuição artística de seis ADAOS.