De todo o distrito vieram 44 estudantes do ensino secundário para cinco dias de aprendizagens
Está a decorrer até ao final da semana a academia de Verão Wave of Talent (WOT), uma proposta do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) em parceria com a Fórum Estudante. Nos próximos dias 44 os alunos do ensino secundário e profissional de vários concelhos do distrito de Setúbal vão estar a participar em actividades tanto no campus setubalense como no do Barreiro.
Não só nestes dois espaços académicos se vão realizar iniciativas. A proposta da segunda edição do evento é que os inscritos possam participar num “conjunto de actividades lúdicas, promotoras do convívio, espírito de equipa e inclusão”, como explica o IPS em nota de Imprensa. Além disso os estudantes também vão integrar “actividades pedagógicas nas áreas da inovação e empreendedorismo, numa oferta formativa certificada de Microcredencial em Empreendedorismo Digital”.
A alimentação e o alojamento são garantidos aos jovens – na Pousada da Juventude de Setúbal – e a participação é totalmente gratuita numa academia que é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Os alunos do distrito foram acolhidos esta segunda-feira no campus sadino pelo vice-presidente do politécnico, Carlos Mata. “[Este é um] programa preparado ao pormenor para que esta seja uma semana excelente, que vos vai mostrar um pouco do que poderá ser o vosso futuro, caso optem por ser nossos estudantes”.
A tecnologia é uma das áreas que está integrada nas actividades que os jovens vão desenvolver, algumas orientadas e dinamizadas por Arlindo Dias, docente da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/ IPS), que se dirigiu aos estudantes de forma a desconstruir os cinco dias seguintes.
“Não vos vou ensinar nada, vou estar aqui para vos ajudar. O que vos proponho é que olhemos para a tecnologia como peças de Lego que podemos usar de diferentes formas para resolver desafios que a sociedade nos coloca”.
Por sua vez Vasco Caleira, chefe da Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, elogiou o interesse da instituição em preocupar-se “com o envolvimento da comunidade, dando a conhecer aos alunos do secundário as opções de Ensino Superior que têm na sua região”.