2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeInóspita no rooftop do Fórum Luísa Todi com sala cheia e público...

Inóspita no rooftop do Fórum Luísa Todi com sala cheia e público “receptivo”

Artista apresentou projecto a solo no festival ‘Guitarras ao Alto’ num concerto que “correu muito bem”

 

- PUB -

A jovem lisboeta Inês Matos apresentou-se aos setubalenses neste domingo, no rooftop do Fórum Municipal Luísa Todi. Com o projecto de guitarra a solo Inóspita, em concerto da programação do festival Guitarras ao Alto, a artista, que tem “infelizmente” pouca ligação à cidade, garante que concerto correu “muito bem”, com uma sala “bastante cheia” e um público “muito receptivo.”

Este concerto de Inóspita integrou a nova programação cultural do rooftop do Fórum Municipal Luísa Todi, que está a decorrer até Outubro, tendo sido iniciada a 3 de Março, com um concerto do guitarrista André Santos.

A artista lisboeta garante que, após este concerto não tem nada marcado na cidade do Sado, mas espera que “seja o mais breve possível”. Apesar de não ter muita ligação a Setúbal, sem ser “memórias de Verão”, Inóspita assegura que é algo que “gostaria de corrigir assim que possível”.

- PUB -

Em declarações a O SETUBALENSE, Inóspita conta que a sua paixão pela música nasceu aos nove anos, quando começou a tocar guitarra de “forma descomprometida”, tendo sido nessa altura que cresceu o “poder de replicar e criar aquilo que os ouvidos gostam”, fazendo com que a paixão continuasse até hoje.

Com a expectativa de levar este projecto até onde “a imaginação e o público deixarem”, a artista salienta que gostava muito de tocar no estrangeiro em bares ou outros sítios onde é possível ter “uma relação com as pessoas”.

O nome artístico de Inóspita nasceu quando, em adolescente, um amigo decidiu fazer a combinação de “Inês e pita”. “Gostei bastante de ter um adjectivo ‘mau’ relacionado com o que faço. Temos todos um lado inóspito dentro de nós”, explica a artista.

- PUB -

Promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, esta edição do festival Guitarras ao Alto tem direcção artística de Vasco Durão e produção executiva da Ghude, em parceria com o Soam As Guitarras. Agora segue-se, a 5 de Maio, um espectáculo de Homem em Catarse, projecto do guitarrista e compositor Afonso Dorido.

Quanto ao encerramento do festival Guitarras ao Alto, está a cargo do músico O Gajo, que a 2 de Junho vai “explorar um universo sonoro” feito de “intrincados dedilhados” numa viola alentejana.

O programa do evento conta ainda com concertos de Tim e Pedro Jóia, a 29 de Maio, e de Rodrigo Leão e José Peixoto, a 30 de Maio, ambos às 18 horas.

Em nota de Imprensa, a autarquia sadina destaca que no terraço da “maior sala de espectáculos do concelho” há, ainda, palco para as “famosas sessões” dos Poetas do Povo, promovidas pela Associação A Palavra e curadoria de Alexandre Cortez.

O rooftop contará ainda com diferentes músicos e convidados especiais, actores e humoristas. As sessões, também com início às 18 horas, realizam-se a 7 de Julho, com A Poesia das Revoluções, a 25 Agosto, com Poetas do Sado, a 1 de Setembro, com A Poesia Não é Para Rir, e a 6 de Outubro, com Horto de Incêndio, a poesia de Al Berto.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -