16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeAutarquia celebra Dia Mundial do Teatro com programa que se estende pelo...

Autarquia celebra Dia Mundial do Teatro com programa que se estende pelo mês de Março

Durante 27 dias as apresentações artísticas e os workshops ganham lugar na agenda cultural do concelho

 

- PUB -

É a 27 de Março que se celebra o Dia Mundial do Teatro mas, no decorrer do próximo mês, está preparado um programa cultural – com foco nas comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos – em vários locais da cidade sadina com dezenas de criações artísticas a juntarem-se a momentos de formação.

Já na sexta-feira, pelas 21h30 no espaço A Gráfica, apresenta-se a peça “Limites”, pelo Teatro dos Aloés, uma produção que “aborda as diferentes realidades da educação em Portugal e na Roménia”, como explica a nota da autarquia sadina. A entrada é gratuita, mas sujeita a reserva prévia.

O emblemático actor português Ruy de Carvalho sobe ao palco, na noite de 7 de Março no Fórum Municipal Luísa Todi, com o espectáculo “Ruy, a história devida” onde a plateia poderá conhecer detalhes da carreira do artista, em evento que tem entradas pelo valor de 20 euros.

- PUB -

“Trair e coçar, é só começar” é uma peça que traz à cidade setubalense José Raposo, Rui Unas, Carlos Areias e Sara Barradas, no Fórum Municipal Luísa Todi nos dias 14, 15 e 16 de Março (21 horas) e 17 (16 horas). Este tem também bilhetes à venda que oscilam entre os 20 euros (balcão e 2.ª plateia) e os 22,5 euros (1.ª plateia).

Também as companhias teatrais da cidade vão protagonizar vários momentos culturais, nomeadamente o Teatro Animação de Setúbal, com a peça de August Strindberg, “Menina Júlia”, que tem apresentações agendadas para os dias 21, 22, 23 e 27 (21h30) e 24 (16 horas e 21h30) no espaço A Gráfica. Outro dos momentos, desta vez pelo Teatro Estúdio Fontenova, percorre as escolas do concelho com “Os Barrigas e os Magriços” a dia 6 (10h30 e 15 horas) e a performance “Tis Skepis”, de Tiago Bôto & Wagner Borges a 6, 7, 19 e 20 do mesmo mês.

O programa de actividades, que pode ser consultado na íntegra no site da Câmara Municipal de Setúbal, termina a 27 de Março no fórum municipal, pelas 21 horas, com “Aldebarã”, da Plataforma de Criação Artística Inclusiva (Terra Amarela), onde a arte incide sobre momentos da mitologia grega.

- PUB -

Workshops são aposta ao longo de todo o mês

Para além dos espectáculos teatrais também os workshops, que incidem sobre várias temáticas do meio artístico, têm espaço ao longo do mês. De acordo com a câmara municipal a oferta é dirigida “ao público em geral e também aos profissionais e estudantes”.

Assim, e já no dia 5, tem lugar na Casa da Cultura a formação “Deficiência e Gestão Cultural”, orientada por Maria Vlachou, da Acesso Cultura, em parceria com o Teatro Estúdio Fontenova, decorrendo em dois horários: das 10 às 13 horas, e, das 14 às 17 horas. As inscrições podem ser feitas no endereço [email protected] e têm um custo de 15 euros.

Olavo Nóbrega será responsável pela oficina para desenvolver conhecimentos e técnicas de expressão dramática, dinamizado pela Água Ardente Produções Teatrais, nos dias 12 e 15 das 19 às 21 horas, com inscrições por 20 euros através do e-mail [email protected].

Entre outras formações destacam- -se ainda o workshop de teatro de improviso, conduzido por Mário Bomba, no rooftop do fórum municipal nos dias 18 e 22, entre as 18 e as 21 horas, também com o custo de 20 euros, e ainda, um “Workshop Imersivo de Teatro”, indicado para maiores de 16 anos e dinamizado pelo Teatro Cais 21, a 17 de Março entre as 14 e as 18 horas. Mais uma vez, as inscrições têm um valor de 15 euros e podem ser feitas através do correio electrónico [email protected].

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -