27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeCaracterísticas da cidade inspiraram José Raposo a escrever “Rio de Emoções”

Características da cidade inspiraram José Raposo a escrever “Rio de Emoções”

Autor apresenta o seu terceiro livro de poesia este sábado na câmara municipal. Poeta espera casa cheia

 

- PUB -

Várias características da cidade sadina foram a base de inspiração para o poeta José Raposo escrever “Rio de Emoções”, a sua terceira obra que é apresentada este sábado, no salão nobre da Câmara Municipal Setúbal.

“O título do livro tem a ver com o rio de poesia, com o nosso rio do qual eu tenho muitas emoções, tal e qual como tenho emoções da poesia. O rio, a serra, as gentes, o clima e o calor desta terra, eu digo a muita gente que não é daqui , e que vem, que isto é o paraíso nós temos tudo em Setúbal e eu sou um setubalense de garra e esta terra para mim é tudo, não admito sequer digam mal desta terra”, confessa o escritor em declarações a O SETUBALENSE.

Nasceu em Santiago do Cacém mas escolheu Setúbal para fazer a sua vida, onde aliás vive há mais de 50 anos, mas nem por isso deixa de estar “nervoso” para o evento do próximo sábado, onde espera casa cheia, e que promete ser “intimista”, assegurando que se falará de poesia e de fado.

- PUB -

“Estou nervoso, estou desejando que chegue a hora porque trabalhei muito para este dia. Este livro era um obrigado às pessoas que gostam da minha poesia, e que me seguem, às pessoas que cantam as minhas coisas e, portanto, este livro é para eles”.

Admite que o seu amor pela cidade setubalense pode ser explicado com o facto de ser sócio do Vitória Futebol Clube há 50 anos, um tema sobre o qual dedica um poema na obra com cerca de 180 páginas. “Quem sou”, “Levei comigo a saudade”, “Amor”, “Minha Cidade”, “Liberdade”, “Labirinto”, e, “Obrigado poesia” são, de resto, alguns dos temas sobre os quais escreve.

Inspirado pelo cenário da serra da Arrábida, título que dá a uma das cerca de 122 composições, escreve: “És um puro diamante/ Mas ninguém perde um instante/ Para mitigar tuas dores/ O homem vai ignorando/ As lágrimas que vais chorando/ Arrábida dos meus amores. Teu verde que fascinava/ Quem pra ti olhava/ Vai perdendo a sua cor/ E o homem que tudo queria/ Vai perder-te serra um dia/ E depois chorar de dor”.

- PUB -

No seu currículo literário conta com dois outros livros de poesia, “Afectos e Cumpucidades”, o primeiro, lançado em 2006, e, “Pedaços de Mim”, publicado em 2021. É ainda autor de letras de fado, como é o caso da composição de 13 letras para um CD da fadista Maria Caetano, e, na cidade, já contribuiu com o hino do LATI em parceria com o maestro Carlos Pinto e da União Futebol Comércio e Indústria – à data do seu centenário – com quem escreveu ainda, em 2009, pa- ra o concurso da grande marcha de Setúbal com o tema “Setúbal Cidade Bela» e em 2012 vence a grande marcha de Almada com o tema “Almada és Liberdade”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -