27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeProjecto-piloto pôs alunos do Seixal a escrever sobre a revolução

Projecto-piloto pôs alunos do Seixal a escrever sobre a revolução

“Conhecer o Passado para construir o Futuro” dá nome ao projecto educativo da Universidade Sénior do Seixal

 

- PUB -

Um projecto-piloto colocou alunos do ensino básico à Universidade Sénior do concelho do Seixal a escrever o seu próprio livro sobre o 25 de Abril, registando memórias únicas e aprendizagens sobre o Dia da Liberdade.

“Conhecer o Passado para construir o Futuro” é o nome do projecto educativo desenvolvido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e pelo Plano Nacional de Leitura em torno da obra “Livro Livre” e que decorreu em escolas do concelho do Seixal.

O “Livro Livre” – uma edição LUPA, com textos de Francisco Bairrão Ruivo, design e ilustração de Joana Paz e Danuta Wojciechowska e consultoria de Maria Emília Brederode Santos — toma como referência a Revolução de Abril e apela ao espírito da liberdade, convocando o leitor a participar numa actividade criativa, como co-autor.

- PUB -

Durante quatro meses, a iniciativa, que contou também com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, mobilizou quatro turmas de diferentes gerações e professores de várias disciplinas: uma turma do 6.º ano da EB 2,3 Paulo da Gama, uma turma do 9.º ano e uma turma de Educação e Formação de Adultos (EFA) da Escola Secundária de Amora, e uma turma da Universidade Sénior.

No total estiveram envolvidos 70 alunos co-autores e 12 professores que mediaram o projecto com as suas turmas. Os trabalhos serão apresentados na quinta-feira, no auditório dos Serviços Centrais do Município do Seixal.

Gabriel Silva foi um dos alunos envolvidos. Com 11 anos e a frequentar o 6.º C da Paulo da Gama, descreveu, em declarações à agência Lusa, a experiência de descobrir como o país mudou após o 25 de Abril.

- PUB -

“É uma data importante para Portugal, porque senão hoje muitas das meninas da minha turma não estavam na escola e não havia a qualidade de vida que temos agora”, disse.

O aluno, que sonha ser jogador de futebol profissional, descreve numa das páginas do seu “Livro Livre” que o projecto o ajudou a conhecer a História de Portugal, mas também pessoas novas e a suas histórias sobre Abril, entre as quais alguns professores que viveram a Revolução dos Cravos.

Paula Carvalho, professora de Gabriel e coordenadora do projecto na escola Paulo da Gama, destaca o facto de o livro ter permitido trabalhar o assunto em diferentes disciplinas, desde a Matemática à Educação Visual e Tecnológica, passando pela História e pelo Português, disciplina que lecciona.

Neste caminho de reflexão que fizeram através de breves enquadramentos históricos, ilustrações e propostas de actividade diversificadas do livro, explica a professora, os alunos perspectivaram também a escola do futuro e analisaram, a partir do conhecimento histórico da época, os problemas com que a sociedade de hoje ainda se confronta.

A música foi outro dos elementos usados no trabalho com os alunos.

“Fizemos um poema de intervenção e estamos a fazer a música”, explica Gabriel, com um sorriso.

E se Gabriel Silva afirma ter aprendido sobre uma revolução que este ano faz 50 anos, Artur Francisco, aluno da Universidade Sénior, construiu o seu “Livro Livre” a partir de muitas histórias que viveu na primeira pessoa.

“Foi um lembrar de tudo o que se passou. Uma convulsão tão grande na nossa sociedade e que trouxe coisas tão boas. As pessoas não têm a noção do que era antes”, disse, em declarações à agência Lusa, sublinhando que cada livro construído neste projecto tem outro livro dentro com a experiência e o olhar de cada um.

O facto de colocar várias gerações a “reviver ou a aprender” a Revolução de Abril torna o projecto muito importante aos olhos de Artur Francisco, pela mensagem a reter: “Nada está conquistado, nada está garantido.”

Caberá às novas gerações, acrescenta, continuar o trabalho de conquistado em Abril de 1974.

Para a professora Paula Carvalho, a riqueza deste projecto deixa uma vontade de o poder alargar a todas as turmas, “assim houvesse meios para o fazer”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -