23 Fevereiro 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAsdrúbal Teles homenageado no arranque do Bambolinices

Asdrúbal Teles homenageado no arranque do Bambolinices

Certame com teatro para toda a família foi elogiado pelo “enriquecimento cultural” do concelho

 

- PUB -

A quarta edição do Bambolinices – Bienal Internacional de Teatro e Artes Performativas para Toda a Família, uma iniciativa da GATEM – Espelho Mágico já arrancou, tendo a abertura sido marcada pela homenagem a Asdrúbal Teles. Para André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, tratou-se de “homenagem muito sentida por tudo aquilo que fez pelo teatro, mas também na luta pela Liberdade”, elogiando também a companhia pelo “enriquecimento cultural” do concelho

A peça que arrancou este festival foi o “Pinóquio”, uma produção original da GATEM – Espelho Mágico, com adaptação livre de Céu Campos da obra de Carlo Collodi. Esta apresentação incluiu uma homenagem póstuma ao actor, dramaturgo, carpinteiro, cenógrafo, designer, publicista e humanista.

Foi no Fórum Municipal Luísa Todi que o actor Miguel Assis partilhou com o público “histórias de vida do homenageado e momentos da amizade improvável” que estabeleceu com Asdrúbal Teles.

- PUB -

Céu Campos, directora artística da GATEM – Espelho Mágico descreveu Asdrúbal Teles como “um grande amigo” e “um homem multifacetado que escolheu o teatro como caminho de vida, que não é fácil”. Já Ricardo Cardoso, director da GATEM, falou do homenageado como “um homem que cumpria em si mesmo o melhor do teatro, uma vez que fazia, representava e desconstruía”.

Festival elogiado pela promoção da cultura na cidade

Na passada sexta-feira, o autarca setubalense enalteceu o contributo da companhia para o “enriquecimento cultural” do concelho. “Tem um papel fundamental, dedicado, na promoção da cultura na cidade e no concelho de Setúbal”, enfatizou o autarca antes da apresentação do musical “Pinóquio”.

- PUB -

Já na inauguração da exposição dedicada ao homenageado, o vereador da Cultura, Pedro Pina, congratulou a GATEM por “mais um momento que traz ao conhecimento do teatro em Setúbal figuras que ficam na memória, como é o caso de Asdrúbal Teles Pereira.” O autarca elogiou também o Bambolinices, considerando que “oferece cultura à cidade, com boas produções, em que se inclui revisitas a espectáculos que já estiveram em cena”.

Já Luís Matos, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, deu nota de uma “figura marcante da vida e da cultura contemporânea do teatro”, confessando ainda estar orgulhoso por ter a GATEM em São Sebastião, uma companhia que “envolve a comunidade na arte do teatro”.

Teatro continua hoje e vai até domingo

A quarta edição do certame setubalense prossegue hoje, pelas 11 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi com a peça infantil da Animateatro “Da Floresta Vamos Cuidar”. Ambos os espectáculos têm entradas a 3,5 euros.

Na sexta-feira, dia 9, às 11h00, a Monda Teatro-Música apresenta “A Manta do José, Uma História – Canção!” no Centro Artístico Fernando Guerreiro, local que recebe no sábado, às 11 e 21 horas, respectivamente, “Monstro das Emoções”, da ProtagonizaMagia Associação Cultural e “Tertúlia Poética, Musical e Não Só!”, pela GATEM – Espelho Mágico.

O encerramento do festival acontece domingo, 11 de Fevereiro, no Fórum Luísa Todi, com a peça “A Dama e o Vagabundo”, marcada para as 17 horas.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -